Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/444
Tipo do documento: Other
Título: Ambiente de controle: estudo de caso em empresas que comercializam calçados no estado de Goiás
Autor: Reis, Rodrigo Borges
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar o ambiente de controle de empresas do ramo calçadista e analisar se há conformidade ou proximidade segundo o modelo do COSO. O ambiente de controle além de ser o elemento fundamental para implantação de um controle interno forte é a base para que todos os outros elementos de controle existam. Foi realizado um estudo de caso em três grandes empresas de comércio do estado de Goiás (todas com sede em Goiânia). A atividade principal dessas empresas é a venda de calçados. Neste estudo adotou-se o modelo do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). O modelo do COSO é aceito mundialmente por atuar diretamente nos ambientes de controle das atividades da entidade e, por conseqüência, preocupar-se com o alcance de seus objetivos. Ao término desta pesquisa pôde-se constatar nas análises de ambiente destas empresas que existe uma correlação em cada fator de ambiente. Ainda que sejam em níveis menos aprimorados ou em fase de implantação, existe uma proximidade perceptível e até mesmo adequada se considerarmos o universo dessas empresas.
Palavras-chave: Controle Interno
Ambiente de controle
COSO
Citação: REIS, Rodrigo Borges. Ambiente de controle: estudo de caso em empresas que comercializam calçados no estado de Goiás. 2010. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/444
Data de publicação: 10-Jun-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Borges Reis.pdf452,93 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.