Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4443
Tipo do documento: Monografia
Título: A biblioteca escolar no SESI: análise do uso da biblioteca do centro de atividades João Poppini Mascarenhas /Campinas
Autor: Carvalho Junior, Luismar de
Primeiro orientador: Araujo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araujo, Eliany Alvarenga de
Ramos, Rubem Borges Teixeira
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva analisar o uso da biblioteca escolar do Centro de atividades João Popinni Mascarenhas/Campinas, unidade do Serviço Social da Indústria-SESI/Goiás, por parte dos estudantes do ensino médio, educação de jovens e adultos-EJA/Ensino Médio e dos colaboradores. A Revisão de Literatura aborda os seguintes temas: conceito de biblioteca escolar, dimensões da biblioteca escolar, funções e serviços da biblioteca escolar, Modelo SERVQUAL de Avaliação de Serviços. Em termos de Metodologia, esta pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados, o questionário. A amostra constituída e utilizada foi aleatória. Teve os dados organizados por meio de porcentuais, gráficos e tabelas. De acordo com os dados analisados, a biblioteca obteve uma avaliação positiva por parte dos pesquisados, entretanto o uso efetivo da biblioteca ficou demonstrado na pesquisa como reduzido, por parte dos mesmos pesquisados. Assim esta pesquisa evidencia a necessidade de que a biblioteca escolar do Centro de Atividades João Poppini Mascarenhas/Campinas, unidade do Serviço Social da Indústria-SESI/Goiás participe ativamente do planejamento pedagógico da escola e que a biblioteca possa contar com a presença de um profissional bibliotecário em tempo integral.
Abstract: This research aims to analyze the use of the library school's activity center João Popinni Mascarenhas / Campinas, a unit of Social Service Indústria-SESI/Goiás, by high school students, youth and Middle adults -EJA/Education and employees. A Literature Review covers the following topics: the concept of school library, size of the school library, office and school library services, the SERVQUAL Model Evaluation Services. In terms of methodology, this research is classified as exploratory and quantitative and used as instrument for data collection, the questionnaire. While the sample was randomly selected and used. He had organized the data by percentages, graphs and tables. According to the data analyzed, the library received a positive evaluation on the part of respondents, however the effective use of library research as demonstrated by the reduced by the same respondents. Thus, this research highlights the need for the school library's Activity Center João Popinni Mascarenhas / Campinas, a unit of Social Service Industry -SESI/Goiás participate actively in educational planning and school that the library can count on the presence of a professional full-time librarian.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Uso da biblioteca escolar
SESI
Campinas
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: CARVALHO JUNIOR, Luismar de. A biblioteca escolar no SESI: análise do uso da biblioteca do centro de atividades João Poppini Mascarenhas /Campinas. 2010. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4443
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- BIB - 2010 - LUISMAR JUNIOR.pdf344,87 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir
TCC - BIB - 2010 - LUISMAR JUNIOR - RESUMO.pdf15,23 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.