Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4451
Tipo do documento: Monografia
Título: O papel do plano de comunicação preventivo em momento de crise na organização
Autor: Pinheiro, Daíse Cristina de Sá
Primeiro orientador: Pereira, Silvana Coleta Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Silvana Coleta Santos
Brito Neto, Joãomar Carvalho de
Resumo: No cenário político e econômico atual, onde prevalecem a competição e a ânsia de estar informado, as empresas e instituições precisam comunicar se desejam continuar sobrevivendo. A Assessoria de Comunicação recebeu desde sua origem a função de melhorar a imagem da empresa, em especial quando o momento é de crise. Neste trabalho, um plano de comunicação elaborado por uma equipe de comunicação social e posto em prática por toda a empresa é apresentado como a melhor forma de tornar conhecida a imagem organizacional para a imprensa. Não se trata de uma longa discussão sobre como fingir para seus diferentes públicos que tudo vai bem durante todo o tempo. As crises podem ser evitadas ou enfrentadas de modo mais racional quando são pensadas com antecedência. Daí, a necessidade de estabelecer previamente a “filosofia de comunicação da empresa”. É abordado de maneira sistemática como pode ser desenvolvida uma relação de cordialidade e respeito da empresa com seus diferentes públicos, incluindo a mídia. Para tanto, são apresentados critérios de avaliação para a elaboração de um plano de comunicação que envolve todos os profissionais da Comunicação Social, Jornalistas, Publicitários e Relações Públicas, e que leva em conta valores da comunicação empresarial. Para concluir a exposição é feita a análise do Projeto de Gestão Compartilhada da Área de Comunicação Social das Instituições que compõem a Federação das Indústrias de Goiás, o Sistema Fieg, apontando fatores positivos de sua elaboração, bem como, pontos que podem ser melhorados.
Palavras-chave: Plano de comunicação
Assessoria de comunicação
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: PINHEIRO, Daíse Cristina de Sá. O papel do plano de comunicação preventivo em momento de crise na organização. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4451
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Daíse Cristina de Sá Pinheiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal488,53 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons