Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4467
Tipo do documento: Monografia
Título: Referências musicais do passado a juventude atual: a presença dos jovens no show do Paul McCartney em Goiânia
Autor: Lima, Luana de Souza
Primeiro orientador: Mendonça, Maria Luiza Martins de
Primeiro membro da banca: Mendonça, Maria Luiza Martins de
Silva, Magno Luiz Medeiros da
Resumo: O presente trabalho busca compreender, a partir do entendimento de como os gostos dos indivíduos são formados, de como os jovens se relacionam e os processos de identificação com referências musicais do passado, e em qual medida a família e a mídia enquanto instituições transmissoras de cultura influenciam esta relação; o que leva os jovens de hoje a apreciar músicas e artistas de décadas passadas. Para tanto, toma-se como objeto de estudo o show do Paul McCartney (artista que esteve no auge do sucesso durante a década de 60 como integrante da banda The Beatles) realizado em Goiânia, no dia 06 de maio de 2013, que atraiu uma grande parcela de jovens. Para obter respostas para a questão colocada, opta-se pela entrevista como método de pesquisa aplicada a uma amostra de informantes composta por jovens que foram ao show. Busca-se nas falas dos entrevistados os motivos que os fizeram ir ao show de um artista que não é atual, e a apreciar músicas antigas. A partir da análise das entrevistas constata-se que a família sobrepõe-se a mídia como a mais influente na formação dos gostos dos jovens, especificamente no que diz respeito a referências musicais do passado.
Abstract: This paper seeks to comprehend, from an understanding of how individuals' tastes are formed, of how young people relate and the identification processes with musical references from the past, and to what degree the family and the media while institutions transmitting of culture influence this relationship; what leads young people to enjoy music from decades past. For both, is taken as the study object the Paul McCartney concert (artist who was at the pinnacle of success during the '60s as a member of The Beatles) performed in Goiânia, on May 6, 2013, which attracted a large portion of young people. For answers to the question, chooses up to interview as research method applied to a sample of informants comprised of young people who were at the concert. Search up in the speech of the respondents the reasons that made them go to the concert of an artist who is not current, and enjoy old songs. From the analysis of the interviews it is verified that the family overlaps the media as the most influential in shaping the tastes of young people, specifically with regard to musical references from the past.
Palavras-chave: Referências musicais do passado
Show do Paul McCartney
Jovens mídia
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Publicidade e Propaganda (RG)
Citação: LIMA, Luana de Souza. Referências musicais do passado a juventude atual: a presença dos jovens no show do Paul McCartney em Goiânia. 2013. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4467
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Publicidade e Propaganda-Luana de Souza Lima.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo principal1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons