Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/448
Tipo do documento: Article
Título: Choques monetários e ciclos econômicos na economia brasileira: uma aplicação dos modelos VAR
Autor: Teixeira, Anderson Mutter
Dias, Joilson
Dias, Maria Helena Ambrosio
Abstract: Este artigo tem por objetivo verificar os efeitos de choques nominais sobre os ciclos de variáveis reais selecionadas para a economia brasileira no período 1980-99. Com base em modelos de ciclos dos negócios monetários e em informação incompleta, a análise incorpora as expectativas racionais para explicar os efeitos temporários das disturbâncias monetárias sobre as variáveis reais. A metodologia econométrica aplica os modelos VAR (Vetores Autorregressivos) para séries trimestrais: ciclo do PIB, ciclo do consumo, ciclo do investimento e ciclo da moeda. Os testes foram realizados aos pares, utilizando-se como regressor o componente cíclico da moeda em cada uma das variáveis reais. Os resultados indicam impactos significativos dos ciclos monetários sobre os ciclos de variáveis reais para a economia brasileira, conforme sugerem os Modelos de Ciclos Econômicos Monetários.
Palavras-chave: Modelos de ciclos econômicos monetários
Informação imperfeita
Modelos VAR
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Citação: TEIXEIRA, Anderson Mutter; DIAS, Joilson; DIAS, Maria Helena Ambrosio. Choques monetários e ciclos econômicos na economia brasileira: uma aplicação dos modelos var. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 493-514, nov. 2011.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/448
Data de publicação: Nov-2011
Aparece nas coleções:FACE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Choques monetários e ciclos econômicos na economia brasileira uma aplicação dos modelos VAR.pdf271,97 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.