Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4497
Tipo do documento: Monografia
Título: Gênero de jornalismo no jornalismo de gênero: uma análise dos desencontros discursivos entre o movimento feminista e o jornalismo, em Goiás, de O Popular e Diário da Manhã
Autor: Pinto, Juliana Nepomuceno
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Antonio Signates
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antonio Signates
Lima, Angelita
Moraes, Ângela Teixeira de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a articulação que existe entre os discursos dos jornalistas e dos movimentos feministas nas notícias de violência contra a mulher em dois jornais de Goiânia: Diário da Manhã e O Popular. Para tanto, foram analisadas notícias previamente selecionadas dos dois jornais, dos meses de julho e agosto. Além das notícias, foi feita também uma análise de textos distribuídos, ou que servem de pesquisa nos Movimentos Feministas de Goiânia. O material foi colhido em duas instituições específicas: Centro Popular da Mulher e Superintendência da Mulher. A análise desenvolvida nesta pesquisa definiu antecipadamente a história das feministas na mídia, suas participações e a questão da violência de gênero, manifestação de um poder masculino que causa a violência contra a mulher. A leitura e a análise das notícias e dos textos recolhidos nos movimentos feministas evidenciaram que os principais jornais diários de Goiânia produzem um discurso heterogêneo, cambiante entre os discursos institucionais (político, econômico, militar, jurídico e médico) e os discursos feministas nas notícias que dizem respeito à violência contra a mulher. Verificou-se que, enquanto os discursos feministas são construídos a partir de contextos específicos, os discursos dos jornalistas são tecidos a partir da relação da vítima da violência com outras esferas de poder que estejam mais diretamente relacionadas.
Palavras-chave: Jornalismo de gênero
Movimento feminista
O Popular
Diário da Manhã
Análise
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: PINTO, Juliana Nepomuceno. Gênero de jornalismo no jornalismo de gênero: uma análise dos desencontros discursivos entre o movimento feminista e o jornalismo, em Goiás, de O Popular e Diário da Manhã. 2005. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4497
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Juliana Nepomuceno.pdf917,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons