Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/453
Tipo do documento: Other
Título: As artes circenses e suas contribuições para o desenvolvimento da expressão corporal e criatividade dos alunos entre 9 e 12 anos
Autor: Ramos, Bruno Amaral
Abstract: O presente trabalho foi construído a partir de uma revisão bibliográfica onde buscamos compreender de que forma as artes circenses podem contribuir com o desenvolvimento da criatividade e da expressão corporal dos alunos entre 9 e 12 anos. Percorremos caminhos que passe desde o surgimento das artes circenses e suas relações com as principais abordagens da educação física até a caracterização da faixa etária em estudo, onde consideramos as questões biológicas, psicológicas, por entendermos que assim como os elementos socioculturais, essas características são de suma importância para o desenvolvimento do ser humano completo que aqui buscamos. Percebemos com auxílio das leituras, diálogos e reflexões que os conteúdos das artes circenses vêm a colaborar na construção de aulas mais lúdicas que ajudam, por sua vez, no desenvolvimento da expressão corporal, criatividade, e entre outras vivências socioculturais construídas historicamente pela sociedade que acabam por beneficiar o desenvolvimento integral dos alunos praticantes. Porém para alcançar esses objetivos é necessário que os professorem tenham um planejamento bem traçado e claro, buscando coerência entre o conteúdo, a metodologia e os objetivos. Assim veremos que as artes circenses são conhecimentos da cultura corporal que possuem na sua essência a liberdade de movimentos, a criatividade, a expressão corporal, características essas capazes de dar sua parcela de contribuição para uma educação física mais humana, sensível, crítica e reflexiva, ou seja, que não reproduza os valores da sociedade capitalista: competição, exploração, dominação, valorização dos melhores, entre outras.
Palavras-chave: Artes circenses
Criatividade
Expressão corporal
Escola
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Citação: RAMOS, Bruno Amaral. As artes circenses e suas contribuições para o desenvolvimento da expressão corporal e criatividade dos alunos entre 9 e 12 anos. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/453
Data de publicação: 11-Jun-2013
Aparece nas coleções:FEFD - Monografias - Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE - Bruno Amaral Ramos - 2013497,63 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.