Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4531
Tipo do documento: Monografia
Título: Exercícios físicos e emagrecimento: uma revisão
Autor: Carrijo, Alberone José de Oliveira
Primeiro orientador: Paula Junior, Célio Antônio de
Primeiro membro da banca: Paula Junior, Célio Antônio de
Resumo: Através de uma revisão sistemática de literatura, este estudo apresenta-se como uma constatação alvissareira que valida os exercícios físicos, anaeróbios e aeróbios, como alternativas para intervenções no processo de emagrecimento de pessoas com sobrepeso e obesidade. A metodologia adotada para a realização desta monografia foi a pesquisa bibliográfica. Além da revisão de literatura em material bibliográfico textual (livros) em português, também utilizamos pesquisas em bancos de dados, onde foram utilizadas as bases: Biblioteca Virtual, LILACS, Scielo, CAPES e Google Acadêmico. A busca foi restrita aos artigos encontrados com data de publicação dos últimos 10 anos, predominantemente experimentais de revistas indexadas e somente em português. Os descritores utilizados para pesquisa foram: exercício físico; treinamento e/ou exercício resistido; exercícios aeróbios; atividade física; obesidade; sobrepeso; emagrecimento. O contínuo aumento nas taxas de incidência de pessoas com excesso de peso nas últimas décadas fez com que a obesidade atingisse proporções epidêmicas, tornando-se um dos problemas sociais graves de saúde pública, sendo que a redução da gordura corporal pela intervenção através de exercício físico, segundo os autores pesquisados, pode contribuir para a melhoria da saúde física e psíquica, elevando a auto-estima e bem estar para as pessoas que se encontram nestas condições. Por este caminho, neste estudo, o leitor tem a oportunidade para uma reflexão sobre a doença da obesidade. Na literatura pesquisada, os exercícios resistidos com maior intensidade se sobressaíram às atividades aeróbias, muito embora, conforme os artigos analisados, os exercícios de força com as atividades aeróbicas apresentaram resultados satisfatórios que comprovam benefícios para o sistema respiratório, cardiovasculares e pulmonares. A gravidade deste problema acentua-se na medida em que as pessoas, infelizmente, não pretendem abrir mão das mordomias adquiridas e é muito difícil reverter esta situação simplesmente com medidas paliativas ou por iniciativas de profissionais da área preocupados com a situação, pois não há nenhuma sinalização de que as pessoas estão preparadas para comer menos ou queimar mais calorias.
Palavras-chave: Obesidade
Emagrecimento
Exercícios resistidos
Exercícios aeróbios
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física - FEF (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: CARRIJO, Alberone José de Oliveira. Exercícios físicos e emagrecimento: uma revisão. 2014. 37. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4531
Data de publicação: 15-Mar-2014
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Alberone José de Oliveira Carrijo.pdf416,44 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.