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Tipo do documento: Monografia
Título: Práticas corporais na educação infantil: os possíveis benefícios sociais para crianças de 3 a 5 anos de idade
Autor: Ferreira, Camila dos Reis
Primeiro orientador: Paula Júnior, Célio Antônio de
Primeiro membro da banca: Paula Júnior, Célio Antônio de
Resumo: O presente estudo visa identificar os possíveis benefícios proporcionados pelas práticas corporais no desenvolvimento social de crianças de três a cinco anos de idade durante as aulas de educação física escolar. O trabalho educacional nesta faixa etária representa uma transformação na vida da criança que está começando a ter contato com um novo meio social e um desafio para o professor que trabalha com sujeitos nesta idade, a fim de obter um maior desenvolvimento, psicomotor, social, afetivo e cognitivo. Este estudo ainda buscou identificar os procedimentos que contribuem para a formação social dos alunos na escola campo e a percepção dos professores quanto às contribuições das aulas de educação física para esta formação. A instituição pesquisada foi da rede particular de ensino situada no município de Goiânia, que atende crianças a partir de três anos de idade. Durante a observação foi possível constatar que atividades em grupo e trabalho lúdico foram as formas encontradas pelo professor para trabalhar aspectos sociais com os alunos, fazendo com que trabalhassem em equipe e respeitassem as regras da brincadeira e da escola. O aprendizado e o desenvolvimento do aluno como um sujeito completo depende muito da boa qualificação profissional do professor e a aplicação correta da metodologia possibilitando a aquisição do conhecimento com maior eficiência.
Palavras-chave: Educação física
Educação infantil
Desenvolvimento social
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: FERREIRA, Camila dos Reis. Práticas corporais na educação infantil: os possíveis benefícios sociais para crianças de 3 a 5 anos de idade. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Inhumas, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4544
Data de publicação: 1-Dez-2013
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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