Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4564
Tipo do documento: Monografia
Título: A formação continuada do docente de educação física nas escolas estaduais de Alexânia - Goiás
Autor: Silva, Francinei Paulo da
Primeiro orientador: Leite, Jaciara Oliveira
Primeiro membro da banca: Leite, Jaciara Oliveira
Resumo: A presente monografia aborda a questão da formação continuada dos professores de Educação Física nas 3 escolas que compõe a rede estadual de educação do município de Alexânia – Goiás. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Nas respostas obtidas, descobriu-se que, de forma geral, o docente possui graduação completa, especialização, com idade acima dos 25 anos, carga horária entre 30 e 40 horas, com experiências de magistério variadas, em termos de tempo. Como principais resultados, percebeu-se que há a intenção de o docente qualificar-se e o reconhecimento da importância em dar prosseguimento à formação, porém, determinadas circunstâncias, como a oferta de cursos em outras localidades, e a escassez de políticas públicas de formação docente, o não reconhecimento das possibilidades de formação no interior da instituição escolar, a alta carga horária, tem dificultado e/ou impedido o acesso a processos de capacitação. Nesse contexto, o docente acaba realizando uma busca pessoal, optando por cursos particulares e à distância, o que mostra o interesse do mesmo pela educação continuada. Por fim, destaca-se que a educação continuada é um investimento necessário na busca por uma educação de qualidade.
Abstract: This monograph addresses the continued training of physical education teachers in three schools that make up the state system of education in the municipality of Alexânia - Goiás The research is a qualitative descriptive and exploratory and data collection was performed by a questionnaire. In the responses, it was found that, in general, the teacher has complete expertise graduate, aged 25 years, between 30 hours and 40 hours, with varied teaching experiences, in terms of time. As main results, we noticed that there is the intention of teaching qualify and recognition of the importance to continue the training, however, certain circumstances, such as offering courses in other locations, and the lack of public policies on teacher training , not recognizing the opportunities for training within the school institution, the high workload, has hindered and / or prevented access to training processes. In this context, the teacher ends up doing a personal quest, opting for private courses and distance, which shows the interest of the same continuing education. Finally, it is emphasized that continuing education is a necessary investment in the search for a quality education.
Palavras-chave: Docência
Educação
Educação física
Formação continuada
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: SILVA, Francinei Paulo da. A formação continuada do docente de educação física nas escolas estaduais de Alexânia - Goiás. 2013. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Alexânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4564
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Educação Física - Francinei Paulo da Silva.pdf296,93 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons