Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4574
Tipo do documento: Monografia
Título: Prevalência de dor nas costas e fatores associados em escolares do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uruana-Goiás: um estudo epidemiológico
Autor: Silva, Jordana Sousa
Primeiro orientador: Neves, Ricardo Lira de Rezende
Primeiro membro da banca: Neves, Ricardo Lira de Rezende
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de dor nas costas em escolares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade de Uruana-Goiás e analisar os fatores de riscos que estão associados. Participaram desta pesquisa epidemiológica 101 escolares que foram avaliados por meio do questionário Back PainandBodyPostureEvaluationInstrument (BackPEI) e da pesagem dos alunos, com e sem os materiais escolares, assim como também a medida da estatura dos mesmos. As análises dos dados foram feitas a partir da estatística descritiva. Os resultados demonstraram que o índice de prevalência de dor nas costas nos últimos três meses foi de 75,2%. Percebe-se também que a prevalência de dor nas costas foi maior nas meninas do que nos meninos, (89%) e (54,8%) respectivamente, sendo que 34,2% dos escolares referiram que esta dor impossibilitou de realizar algum tipo de atividade de vida diária (AVD). Nota-se que, dos 101 escolares, 73 praticam exercícios físicos e/ou esportes e destes 73, 55 tiveram prevalência de dor nas costas e 43 deles praticam esportes como forma de competição. Já com relação aos fatores hereditários, 81,3% dos pais dos escolares apresentam algum tipo de dor. Dos resultados referentes ao peso das mochilas escolares, só 16,8% dos escolares carregam suas mochilas acima do recomendado, que é 10% do seu peso. Conclui-se que as análises do presente estudo demonstraram que a dor nas costas, nestes escolares, está associada pelas seguintes variáveis: sexo, prática de exercício físico e a presença de dor nas costas nos pais.
Palavras-chave: Dor nas costas
Saúde do adolescente
Epidemiologia
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: SILVA, Jordana Sousa. Prevalência de dor nas costas e fatores associados em escolares do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Uruana-Goiás: um estudo epidemiológico. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Uruana, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4574
Data de publicação: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Educação Física - Jordana Sousa Silva.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons