Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4612
Tipo do documento: Monografia
Título: Prevalência de sobrepeso e obesidade em alunos de 5 a 12 anos da primeira fase do ensino fundamental da cidade de Amorinópolis-GO
Autor: Lemes, Rosimar de Souza
Primeiro orientador: Silva, Maria Sebastiana
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Sebastiana
Alves, Ana Gabriella Pereira
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças do ensino fundamental de primeira fase do município de Amorinópolis - Goiás. Foram analisados 206 alunos de ambos os sexos e com idades entre 5 e 12 anos, matriculados nas escolas publicas do município e em sua maioria residentes na zona urbana. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado pela equação: Peso (kg) / Altura (cm)² e classificado a partir das curvas de percentil para idade conforme padrão de referência recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2007). Para as estimativas da gordura corporal utilizou-se à fórmula desenvolvida por Boileau e colaboradores (1985), a partir dos valores de espessura das dobras cutâneas tricipital e subescapular, e a classificação do percentual de gordura para crianças foi segundo Lohman (1987). O sobrepeso foi estabelecido a partir do percentil 85 e menor que 97 e a obesidade maior que o percentil 97. Os resultados indicaram que 38% dos alunos matriculados nas escolas do Município de Amorinópolis estavam com o peso acima dos padrões desejáveis para a idade, sendo 17% com sobrepeso e 21% obesidade. Quanto ao percentual de gordura, 60% das meninas e 90% dos meninos estavam com valores acima do recomendado. Concluindo, os resultados encontrados revelaram maior prevalência de obesidade do que sobrepeso entre os alunos de escolas do município de Amorinópolis, além de elevada prevalência de crianças com percentual de gordura acima dos valores adequado para idade.
Palavras-chave: Escolares
Medidas antropométricas
Sobrepeso
Obesidade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: LEMES, Rosimar de Souza. Prevalência de sobrepeso e obesidade em alunos de 5 a 12 anos da primeira fase do ensino fundamental da cidade de Amorinópolis-GO. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4612
Data de publicação: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Educação Física - Rosimar Souza Lemes.pdf630,78 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons