Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4619
Tipo do documento: Monografia
Título: O sentindo da educação física nos programas de saúde da família (PSF) para a comunidade e profissionais de saúde
Autor: Jesus, Tânia Cristina de Oliveira
Primeiro orientador: Neves, Ricardo Lira de Rezende
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a opinião dos profissionais de saúde e da comunidade itapacina participante dos programas de saúde da família em relação à Educação Física na Saúde Pública, bem como entender o que levou a inclusão da Educação Física nos programas Hiperdia (programa que atende os hipertensos e diabéticos onde são realizados alongamentos, palestras, entrega de remédios e exames de glicemia), no CAPS (Centro de Atenção Psíquico Social com pesquisa realizada com grupo de tabagismo), no programa Agita Itapaci (programa de atividade física com o apoio do governo federal e município, secretaria de saúde e PSFs) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Para o estudo quantitativo e qualitativo foi aplicado um questionário contendo dose perguntas abertas e fechadas sobre a temática e seus benefícios nos PSFs, para uma amostra de 50 participantes dos programas, sendo 05 profissionais de saúde; 20 participantes do programa Agita Itapaci; 10 participantes do programa Hiperdia; 10 participantes do grupo de tabagismo do CAPS; 05 participantes do NASF. Os resultados demostraram que, para os entrevistados, o fato de poderem ter acesso às atividades físicas com a supervisão de um profissional é relevante, já que relatam não terem condições de pagar para terem acesso a esses serviços. A prática de exercícios físicos é importante na saúde pública por desenvolver aspectos bi fisiológicos e socioculturais da saúde humana e, cabe a esta área, a partir da atuação e da produção científica que baliza as ações na saúde pública, assumir o desafio de criação e transformação constante de sua práxis.
Palavras-chave: Educação física
Saúde pública
Comunidade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: JESUS, Tânia Cristina de Oliveira. O sentindo da educação física nos programas de saúde da família (PSF) para a comunidade e profissionais de saúde. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Uruana, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4619
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Educação Física - Tânia Cristina de Oliveira Jesus.pdf403,34 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons