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Tipo do documento: Monografia
Título: Formação de professores de educação física: presencial e EAD
Autor: Rosa, Wilton Célio
Primeiro orientador: Lazzarotti Filho, Ari
Primeiro membro da banca: Lazzarotti Filho, Ari
Resumo: No início do século XXI, novas exigências em âmbito mundial começam a serem implantadas para a atuação na escola e conseqüentemente implica modificações no trabalho dos professores e também na sua formação. Com isso a formação docente depara-se com as dificuldades de preparação para uma profissão que busca reconhecimento social. A desvalorização da atividade educativa não é somente visível na sociedade, como também no interior da universidade. O professor tem a docência como base da sua identidade profissional; domina o conhecimento específico de sua área, articulado ao conhecimento pedagógico numa perspectiva da totalidade do conhecimento socialmente produzido, o que lhe permite perceber as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre; é capaz de atuar como agente de transformação da realidade em que se insere. O que se percebe é que nossos professores estão longe de ser um profissional com estas características. Inseridos num contexto de transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, na educação e no ensino, cabe-nos uma reavaliação do papel do professor e da escola, o espaço necessário à democratização da sociedade. O assunto formação de professores assume nos dias atuais um fato de suma relevância, que deve ser analisado e discutido, pois a todo o momento a formação profissional do professor é posta a prova e lhe exige cada vez mais a competência, seriedade e a consciência de sua função de educador. Daí o presente trabalho pretende estudar os cursos de formação de professores de Educação Física tendo em vista a sua formação nas modalidades presencial e a distância. Atentar-nos-emos a verificar e discutir o processo de formação de professores em um mesmo curso, numa mesma universidade; mas em modalidades diferentes – presencial e a distância. Para a efetivação deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica, consultando estudos realizados por alguns autores, dentre eles: TARDIF (2012), CUNHA (1989), MOYSÉS (1994), FREIRE (1986). Procuraremos chamar a atenção para a importância de se formar um professor de Educação Física reflexivo e pesquisador, independente de qual seja a modalidade de seu curso de formação, bem como para a necessidade de se criar situações de reflexão quanto à interação teoria e prática, para que o professor possa ou tenha condições de enfrentamento das situações que lhe caberão no cotidiano da escola.
Palavras-chave: Formação de professor
EAD
Professor de educação física
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: ROSA, Wilton Célio. Formação de professores de educação física: presencial e ead. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4628
Data de publicação: 14-Mar-2014
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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