Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/463
Tipo do documento: Other
Título: A produção do conhecimento sobre o jogo no GTT escola do CBCE: um panorama da pesquisa científica entre 2007 e 2011
Autor: Cauhy, Letícia Cristina de Andrade
Abstract: A construção do saber científico busca compreender as relações existentes na natureza, bem como aquelas geradas pelos grupamentos humanos. Desta forma, o conhecimento produzido apresenta-se como patrimônio da humanidade. Assim, esta pesquisa caracteriza-se dentro das propostas que se dedicam a analisar as características do conhecimento contidas em produções acadêmicas. Tivemos como objetivo delinear e descrever os indicadores da produção científica, no que se refere as matrizes teóricas e conceituais, utilizando como fonte de investigação os anais do grupo de trabalhos temáticos escola (GTTE) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), onde se sistematizam produções acadêmicas em torno da temática jogos, particularmente apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), dos anos de 2007, 2009 e 2011. Para isso, nos respaldamos nos seguintes referenciais teóricos: Gamboa (1996), Huizinga (2001), Marx (1986), Souza e Silva (1997), Taffarel (1993), Neves (2005), dentre outros. Em se tratando de sua metodologia, este estudo se caracteriza como investigativo de caráter teórico, do tipo descritivo qualitativo, se pautou na discussão crítica das produções acadêmicas que fazem parte da temática jogos. Os resultados obtidos mostraram que houve predomínio da abordagem fenomenológica na produção científica dos anais do GTTE do CBCE. Nota-se que a grande maioria dos estudos admite um tratamento metodológico pouco intervencionista na realidade concreta. No que se refere às finalidades propostas e qualidades das produções acadêmicas analisadas, conclui-se que, neste período, os trabalhos carecem de produções de um conhecimento que seja socialmente relevante para a emancipação da classe trabalhadora, considerando o papel social da escola.
Palavras-chave: Produção científica
Jogo
Educação Física
CBCE
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Citação: CAUHY, Letícia Cristina de Andrade. A produção do conhecimento sobre o jogo no GTT escola do CBCE: um panorama da pesquisa científica entre 2007 e 2011. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/463
Data de publicação: 11-Jun-2013
Aparece nas coleções:FEFD - Monografias - Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE - Letícia Cristina de Andrade Cauhy - 2013445,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.