A inclusão de alunos com deficiência em uma escola do município de Goiânia/GO: a visão dos responsáveis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-06-13

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho tem como temática central a inclusão de crianças com deficiência em uma escola de ensino regular da rede municipal de Goiânia/GO, pelo viés da visão dos responsáveis pelas crianças. Assim, tenho como objetivo: Investigar como os responsáveis pelas crianças com deficiências compreendem o processo de inclusão em uma escola municipal da rede regular de ensino. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Goiânia/GO, da região Noroeste, que possui quatro crianças com deficiências diferenciadas, síndrome de Down, baixa visão causada por toxoplasmose congênita, paralisia cerebral e hidrocefalia e mielomeningocele. Entretanto a pesquisa foi realizada com as responsáveis por eles. Para realizar essa investigação optei pela pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizei um questionário com perguntas, que depois de coletados transformei cada questão em categorias, que foram analisadas e que me permitiram chegar as seguintes conclusões: o papel da família junto a escola não atende as necessidades de realização de um trabalho inclusivo; em alguns momentos a família trata a criança como se sua deficiência fosse uma doença; a escola possui características de integração e não de inclusão.

Descrição

Palavras-chave

Inclusão, Integração, Crianças com deficiência, Família, Educação inclusiva

Citação

FALCÃO, Maria do Socorro Araújo. A inclusão de alunos com deficiência em uma escola do município de Goiânia/GO. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.