Análise comparativa do perfil dos estudantes dos cursos de licenciaturas presencial e a distância em educação física da Universidade Federal de Goiás

Imagem de Miniatura

Data

2012-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Ana Marcia Silva

Resumo

O presente texto comunica o resultado de uma pesquisa que analisou comparativamente o perfil dos estudantes da modalidade a distância com o presencial do curso de licenciatura em Educação Física – EF da Universidade Federal de Goiás - UFG. Foi aplicado um questionário a totalidade dos estudantes que ingressaram no processo seletivo de 2009 com o retorno de 268 que corresponde a 85,7% na modalidade a distância e 40 que corresponde a 51.7% no presencial. Como resultados, destacamos diferenças significativas dentre os aspectos socioeconômicos e demográficos; uma maior familiaridade dos estudantes do presencial com as Tecnologias de Informação e comunicação-TIC; e uma relação de proximidade com a experiência com as práticas corporais. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This paper reports the findings of a study that analyzed the profile of the students compared the distance mode with the presence of the degree course in Physical Education - EF Federal University of Goiás - UFG. A questionnaire was administered to all students who entered the selection process in 2009 with the return of 268 which corresponds to 85.7% in the distance and 40 which corresponds to 51.7% in the face. As a result, we highlight significant differences among socioeconomic and demographic indicators, a greater familiarity of the students in attendance with the Information and Communication Technologies-ICT, and a close relationship with the experience of bodily practices. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Este trabajo presenta los resultados de un estudio que analizó el perfil de los estudiantes en comparación con la modalidad a distancia con la presencia de la Licenciatura en Educación Física - EF de la Universidad Federal de Goiás - UFG. Se aplicó un cuestionario a todos los estudiantes que participaron en el proceso de selección en el 2009 con el regreso de 268 que corresponde al 85,7% en la distancia y el 40 que corresponde al 51,7% en la cara. Como resultado, se destacan las diferencias significativas entre los indicadores socioeconómicos y demográficos, una mayor familiaridad de los estudiantes que asistieron a la Información y las Comunicaciones-TIC, y una estrecha relación con la experiencia de las prácticas corporales.

Descrição

v.15, n.2, p.428-446, abr./jun. 2012.

Palavras-chave

Formação de professores, Análise comparativa de perfil, Mídia e Educação Física

Citação

PIMENTEL, F. C; LAZZAROTTI FILHO, A; SILVA, A. M. Análise comparativa do perfil dos estudantes dos cursos de licenciaturas presencial e a distância em educação física da Universidade Federal de Goiás. Pensar a Prática, Goiânia, GO, v.15, n.2, 2012. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/17253>.