O aprendizado do cuidar da família da criança hospitalizada por meio de atividades grupais.

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Data

2006-04-30

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Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer o aprendizado do aluno no processo de cuidar do familiar acompanhante da criança/ adolescente hospitalizado. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa. A investigação foi realizada com 12 acadêmicos da 5ª série do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada aplicada aos alunos entre os meses de dezembro 2004 a janeiro de 2005. A análise foi fundamentada nos pressupostos da análise temática de BARDIN (1977) que permitiu a identificação de duas categorias: 1)Entendendo a formação acadêmica dos enfermeiros para o cuidado às famílias, que explora o modo como os alunos percebem a sua formação para cuidar da criança e de sua família e 2) O significado do cuidar por meio das atividades grupais, que destaca os aspectos do aprendizado da utilização das atividades grupais junto aos familiares. Ressaltamos que, na perspectiva dos alunos, essa foi uma experiência importante por proporcionar momentos de aproximação e facilitação do cuidado oferecido à criança e sua família, bem como possibilitou a reflexão sobre as habilidades necessárias para o pensar e fazer o cuidado humanizado no contexto das relações estabelecidas entre família-cliente-enfermeiros. Os alunos apontam ainda alguns aspectos que sentem necessidade de melhorias por parte dos docentes e da própria instituição de saúde, mostrando a relevância de considerarmos a avaliação do aluno um instrumento para constante renovação das práticas pedagógicas, assim como para a melhoria da qualidade da assistência em saúde. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This study aims to know the student's learning in the process of taking care of the relative companion of hospitalized child/adolescent. This is a qualitative design of descriptive and exploratory research. The investigation was accomplished with 12 academic of the 5th of the nursing graduation class at the Federal University of Goiás. The data collection was made by a semi-structured interview applied to the students from December 2004 to January 2005. The analysis was based on thematic analysis which allowed the identification of two categories: 1)Understanding nurses academic formation to care families, that it explores the way as students notices them formation to take care of the child and of her family and 2) The meaning of caring by group strategies, that detaches aspects of the learning of the use of activities in group with relatives. In the students' perspective, that was an important experience for providing moments to stay together and facilitating the care offered to the child and family, as well as it made possible the reflection about the necessary abilities to think and to do the humanized care in the context of the established relationships among family-patientnurses. The students still detach some aspects that feel need of improvements from teachers and of the health institution, showing the relevance to consider the student's evaluation as an instrument for constant renewal of the pedagogic practices, as well as for the improvement of the quality of the attendance in health.

Descrição

v. 8, n. 1, p. 108–118, jan/abr. 2006.

Palavras-chave

Enfermagem pediátrica, Educação superior, Processos grupais

Citação

MUNARI, Denize Bouttelet; ANDRAUS, Lourdes Maria da Silva. O aprendizado do cuidar da família da criança hospitalizada por meio de atividades grupais. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, Go, v.8, n. 1, p. 108-118, jan/abr. 2006. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v8/n1.htm>.