Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/76
Tipo do documento: Artigo publicado em periódico científico
Título: Orientação sexual: conhecimentos e necessidades de professores de um Colégio Público de Goiânia-GO
Título(s) alternativo(s): Sexual orientation: Knowledges and needs of teachers from a public school from Goiania-GO
Orientación sexual: Conocimientyos y necesidades de profesores de un Colegio Nacional de Goiânia-GO
Autor: Souza, Márcia Maria de
Munari, Denize Bouttelet
Abstract: A adolescência é marcada por grandes transformações orgânicas, cognitivas, socioculturais e afetivas expondo o adolescente a muitos riscos. Dentre estes, a vulnerabilidade diante das DST como a AIDS é uma realidade. A escola exerce um papel fundamental na formação do aluno, principalmente quanto às informações na esfera da educação sexual e orientação sexual. O estudo tem como objetivo verificar o conhecimento dos professores sobre educação sexual e prevenção de DST, bem como identificar o nível de dificuldade dos mesmos ao lidar com esta temática no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado respondido por 28 professores de um colégio público do município de Goiânia/GO. Os resultados demonstram que apesar de considerarem a importância do tema, a maioria dos professores não se sente capacitada para trabalhar a temática educação/orientação sexual com os alunos adolescentes. 61% dos professores nunca realizaram nenhum trabalho educativo com os alunos no ambiente escolar e somente 39% já trabalharam utilizando diferentes estratégias. Diante dos resultados obtidos torna-se urgente a implementação de estratégias educativas para a capacitação na temática educação sexual ao grupo de professores. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ The adolescence is marked by great organic transformations, cognitives, sociocultural and affectives exposing the adolescent to many risks. Among these, the vulnerability in front of STD like AIDS is a reality. The school has a fundamental role in the student’s formation, mainly about the informations in the sphere of the sexual education an sexual orientation. The study has as objective to check the knowledge of the teachers about sexual education and STD prevention, as well as to identify their level of dificulty to lead with this thematic in school environment. It is one exploratory descriptive research with quantitative approach, whose data were obtained through a semi-structured questionaire answered by 28 teachers from a public school in the city of Goiania/GO. The results show that in spite of considering the importance of the subject, most of teachers don’t feel capable to work the thematic sexual education/ orientation with the adolescent students. 61% of the teachers never realized any educative work with the students in the school environment and only 39% their yet worked utilizing strategies different. In front of the obtained results, it becomes urgent the implementation of educative strategies to the docents capacitation about the thematic Sexual education.
Palavras-chave: Sexualidade
Adolescente
Educação em saúde
Enfermagem em saúde pública
Citação: SOUZA, Maria Márcia de; MUNARI, Denize Bouttelet. Orientação sexual: conhecimentos e necessidades de professores de um colégio público de Goiânia-GO. Revista Eletrônica de Enfermagem Goiânia, Go, v. 10, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n2/v10n2a17.htm>.
Tipo de acesso: Open Access
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/76
Data de publicação: 30-Jun-2008
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
orientacao_sexual.pdf85,96 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons