O uso da calculadora simples em sala de aula

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Data

2013-04-11

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Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma ferramenta que todos possuem, que é fácil de carregar e que portanto tem alcance popular. Nas primeiras seções apresenta-se algumas operações matemáticas elementares executadas com uma calculadora simples. Começa-se por estudar a operação de divisão de inteiros e como encontrar o resto na calculadora, como operar com frações em uma calculadora e responder na forma de fração, como encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica ou ainda como extrair a raíz "n-ésima"de um número real. Para cada operação destas há a preocupação de se expôr também suas devidas aplicações e, quando necessário, de se realizar estudos matemáticos mais profundos como, por exemplo, no caso das congruências módulo m nas dízimas ou derivadas para raízes n-ésima. Em iterações com a adição, por exemplo, trabalha-se o uso adequado de algumas teclas para um procedimento rápido no estudo das progressões aritméticas, juro simples e funções polinomiais do 1o grau. Já na seção de iterações com o produto, propõe-se um estudo das progressões geométricas, funções exponenciais e juro composto. Iterando com as fórmulas de Maclaurin, veremos como é possível utilizar a calculadora simples para encontrar valores das funções trigonométricas circulares e hiperbólicas, bem como os valores dos logaritmos decimais e neperianos. Esse trabalho mostra ao leitor que pelo conhecimento matemático pode se otimizar a calculadora simples, responder questões que antes os cálculos ficariam apenas indicados, ganhar tempo nos cálculos e utilizar o tempo restante para melhor elaborar a estratégia de resolução, e demais vantagens que o leitor descobrirá.

Descrição

Citação

ARRUDA, Dilermano Honório de. O uso da calculadora simples em sala de aula. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.