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Tipo do documento: Dissertação
Título: As ressonâncias da musicalidade afro-brasileira no espetáculo Por cima do mar eu vim
Título(s) alternativo(s): The resonances of Afro-Brazilian musicality in the show Above the sea I came
Autor: Santos, Flávia Cristina Honorato dos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4786026182946234
Primeiro orientador: Lima, Renata de Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9684039080990993
Primeiro membro da banca: Silva, Renata de Lima
Segundo membro da banca: Monteiro, Marianna Francisca Martins
Terceiro membro da banca: Correa Junior, Sebastião Rios
Quarto membro da banca: Lima, Marlini Dorneles de
Quinto membro da banca: Satler, Lara Lima
Resumo: A partir da percepção da potência da musicalidade afro-brasileira na cena teatral, tanto no que diz respeito à instalação de uma presença cênica, a partir de um estado corporal estimulado por essas sonoridades, como no que tange as texturas e ambiências que colaboram com a dramaturgia, surge o interesse em se debruçar sobre as relações entre corpo, cena, música e cultura afro-brasileira. Na busca de compreender os contornos que essa musicalidade delineiam na cena contemporânea, atribuindo-lhe traços de identidades negras, analisa-se nesta investigação o trabalho Por cima do mar eu vim, do Núcleo Coletivo 22. O espetáculo cênico musical aborda a história da rainha Nzinga Mbandi e a influência africana banto no Brasil, está comprometido com uma estética negra composto em uma dramaturgia textual e corporal em que a musicalidade afro-brasileira aparece como importante recurso poético. Na qualidade de pesquisadora e intérprete-criadora do Núcleo Coletivo 22 que participou do processo de criação do referido trabalho, bem como de sua circulação pela cidade de Goiânia, discuto a partir de percepções, sensações e afetos vividos o imbricar entre ato, toque, canto e dança nessa experiência cênica.
Abstract: From the perception of the potency of Afro-Brazilian musicality in the theatrical scene, as regard to the installation of a scenic presence, from a body state stimulated by these sounds, and as regards to the textures and ambiences that collaborate with the music dramaturgy, the interest arises in addressing the relationship between body, scene, music and Afro-Brazilian culture. In an attempt to understand the contours which this musicality delineates in the contemporary scene, giving it traces of black identities, this research analyzes the show Por cima do mar eu vim, from the Núcleo Coletivo 22. The scenic musical show deals with the story of Queen NzingaMbandi and the African Bantu influence in Brazil, it is committed to a black aesthetic composed in a textual and body dramaturgy in which Afro-Brazilian musicality appears as an important poetic resource. As researcher and interpreter-creator of Núcleo Coletivo 22, who participated in the creation process of this show, as well as its circulation in the city of Goiânia, I discuss from the perceptions, feelings and affections lived, the imbricate between act, touch, singing and dance in this scenic experience.
Palavras-chave: Performance negra
Musicalidade
Corpo
Memória
Processo de criação
Musicality
Body
Memory
Creation process
Black performance
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (FCS)
Citação: SANTOS, F. C. H. As ressonâncias da musicalidade afro-brasileira no espetáculo Por cima do mar eu vim. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10349
Data de defesa: 9-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (FCS)

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