Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10549
Tipo do documento: Dissertação
Título: A performance negra de Victoria Santa Cruz e suas reverberações na construção de escrevivências e feminismos negros
Título(s) alternativo(s): La performance negra de Victoria Santa Cruz y sus reverberaciones em la construcción de escrevivências y feminismos negros
Autor: Jesus, Rafaela Francisco de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9578520140427721
Primeiro orientador: Silva, Renata de Lima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9684039080990993
Primeiro coorientador: Dias, Luciene de Oliveira
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/7270892768281076
Primeiro membro da banca: Silva, Renata de Lima
Segundo membro da banca: Araújo, Rosângela Janja
Terceiro membro da banca: Dias, Luciene de Oliveira
Resumo: A performance da artista afro-peruana Victoria Santa Cruz é discutida nesse estudo a partir do olhar de uma artista da dança engajada com uma perspectiva negra e feminista. Assim, a noção escrevivência, desenvolvida pela escritora brasileira Conceição Evaristo é utilizada como estímulo pelo qual a escrita é vivida e dançada, perpassando pelas questões inerentes ao corpo da mulher negra em seu ato de (r)existir. Além de discutir a trajetória e produção de Victoria Santa Cruz como performance negra, problematizando esse conceito, pretende-se desenvolver diálogos com mulheres negras a respeito de Victoria Santa Cruz, utilizando a linguagem da carta e a própria dança como recurso discursivo e poético. Deste modo, alimentando-se de uma escrita que busca a representatividade feminina e negra permitida pela escrevivência desenvolve-se uma teia de sentidos e afetos em torno da performance negra de Victoria Santa Cruz e o seu pensamento filosófico que deu importante contribuição do teatro e as danças negras no Peru. Victoria Santa Cruz se faz presente neste estudo como pilar ancestral e filosófico que hora é o destino e hora ponto de partida para a criação de cartas escrevividas.
Abstract: La performance de la artista afroperuana Victoria Santa Cruz se discute en este estudio desde del mirar de una artista de danza comprometida con una perspectiva negra y feminista. Por lo tanto, la noción de escritura, desarrollada por la escritora brasileña Conceição Evaristo, se utiliza como un estímulo por el cual la escritura se vive y baila, pasando por los problemas inherentes al cuerpo de las mujeres negras en su acto de (r) existencia. Además de discutir la trayectoria y producción de Victoria Santa Cruz como una actuación negra, problematizando este concepto, tenemos la intención de desarrollar diálogos con mujeres negras sobre Victoria Santa Cruz, utilizando el lenguaje de la letra y la danza en sí misma como un recurso discursivo y poético. Por lo tanto, alimentándose de una escritura que busca la representatividad femenina y negra permitida por la escritura, se desarrolla una red de significados y afectos al rededor de la actuación negra de Victoria Santa Cruz y su pensamiento filosófico que hizo una importante contribución del teatro y Bailes negros en el Perú. Victoria Santa Cruz está presente en este estudio como un pilar ancestral y filosófico, cuyo tiempo es el destino y el punto de partida para la creación de cartas escritas.
Palavras-chave: Performance negra
Victória Santa Cruz
Escrevivência
Feminismo negro
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (FCS)
Citação: JESUS, R. F. A performance negra de Victoria Santa Cruz e suas reverberações na construção de escrevivências e feminismos negros. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10549
Data de defesa: 12-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rafaela Francisco de Jesus - 2020.pdf4,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons