Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • ???jsp.layout.navbar-default.browse-by???
    • Issue Date
    • Author
    • Advisor
    • Title
    • Subject
    • CNPq Areas
    • Department
    • Program
    • Document Type
    • Access Type
  • Help
    • About Harversting
    • FAQ
  • ???jsp.home.about???
  • ???jsp.home.about.bdtd???
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
English   Español   Português  


  1. TEDE
  2. Regional Goiânia (RG)
  3. FAV - Faculdade de Artes Visuais
  4. Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual
  5. Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)
???jsp.display-item.social.title???
???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3932
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Gibis”: Um olhar pedagógico sobre os livros de artista de Raymundo Colares
Título(s) alternativo(s): “COMICS”: a pedagogical looks on the books of the artist Raymundo Colares
Autor: Costa, Fátima Raquel Ferreira 
Primeiro orientador: Martins, Raimundo
Primeiro membro da banca: Martins, Raimundo
Segundo membro da banca: Martins, Alice Fátima
Terceiro membro da banca: Christoff , Maria Elvira Curty Romero
Resumo: Esta pesquisa tem como foco uma discussão sobre os “Gibis”, Livros de Artista de Raymundo Colares. O estudo examina aspectos de sua história de vida, suas visualidades urbanas fragmentadas e um conjunto dinâmico de imagens que se compõem, se transformam e se decompõem. Os Gibis fazem emergir formas geométricas em múltiplas narrativas de tempo, espaço e movimento numa confluência entre construtivismo e arte pop. A investigação analisa apropriações poéticas do espaço que demandam toque e manuseio, condição necessária para a diluição das fronteiras entre sujeito e objeto, autor e observador. Busca compreender aspectos do processo pedagógico na construção desses artefatos artísticos. Motivada pela curiosidade de compreender e explorar pedagogicamente os “Gibis” realizei práticas criativas de produção de Gibis com acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Expandi este universo através da oficina “Artesania dos Gibis”, oferecida para professores e acadêmicos de arte. Adicionalmente, realizei entrevistas com dois grupos de colaboradores. O primeiro incluiu sujeitos que não conheciam os Gibis de Ray Colares e, o segundo, familiares, amigos e pessoas que conheceram e/ou trabalharam com o artista. A investigação tece e traça um perfil do artista, levanta possibilidades pedagógicas relacionadas ao seu trabalho e discute questões que me inquietam como pesquisadora.
Abstract: This research has its focus on a discussion about “Gibis”, Artist Books by Raymundo Colares. It study examines aspects of his life history, his fragmented urban visualities and a dynamic group of images that compose, transform and decompose. The “ Gibis” make evolve geometric forms in multiple narratives of time, space and movement in an interaction between constructivism and pop art. The investigation analyses poetic appropriations of space, which demand touch and manipulation, necessary conditions for dilution of boundaries between subject and object, author and observer. It seeks to understand aspects of the pedagogical process in the construction of these artistic artifacts. Moved by the curiosity to understand and explore pedagogically the Gibis, I developed creative practices of productions of Gibis with students from the Visual Arts Course at the University of Montes Claros – UNIMONTES. I expanded this universe through the workshop “ Artesania dos Gibis” offered to art teachers and students. Additionally I interviewed two groups of collaborators. The first, subjec ts that did not know Ray Colares‟ Gibis and, the second, included family members, friends and persons that knew and/or worked with the artist. The investigation traces and weaves a profile of the artist, raises pedagogical possibilities related to his work and discusses questions that trouble me as researcher.
Palavras-chave: Raymundo Colares
Gibis
Livro de artista
Processos criativos pedagógicos
Artist books
Creative pedagogical processes
Área(s) do CNPq: ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Citação: COSTA, Fátima Raquel Ferreira. “Gibis”: Um olhar pedagógico sobre os livros de artista de Raymundo Colares. 2014. 170 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3932
Data de defesa: 27-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Fátima Raquel Ferreira Costa - 2014.pdf6,66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
×
Show full item record Recommend this item


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Universidade Federal de Goiás
repositorio.bc@ufg.br.br