Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • ???jsp.layout.navbar-default.browse-by???
    • Issue Date
    • Author
    • Advisor
    • Title
    • Subject
    • CNPq Areas
    • Department
    • Program
    • Document Type
    • Access Type
  • Help
    • About Harversting
    • FAQ
  • ???jsp.home.about???
  • ???jsp.home.about.bdtd???
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
English   Español   Português  


  1. TEDE
  2. Regional Goiânia (RG)
  3. EMAC - Escola de Música e Artes Cênicas
  4. Programa de Pós-graduação em Música
  5. Mestrado em Música (EMAC)
???jsp.display-item.social.title???
???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4904
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ethnical beat: o ritmo negro da música pop internacional-globalizada. Um estudo de cartografias sonoro-musicais híbridas como memória, agenciamento e performance das identificações afro americanas em contextos diaspóricos
Título(s) alternativo(s): Ethnical beat: the black rhythm of pop music the international-globalizada. A study of hybrid cartografias sonorous-musical hybrid as memory, agency and performance of the afro american identifications in disporicos contexts
Autor: Barrozo, Maria Regiane da Silva Lopes 
Primeiro orientador: Noronha, Márcio Pizarro 
Primeiro membro da banca: Noronha, Márcio Pizarro
Segundo membro da banca: Nascimento, Fernanda Albernaz do
Terceiro membro da banca: Simões, Rosa Maria Araújo
Resumo: Surpreendente o desafio de questionar e ter a possibilidade de responder com música. De a música questionar e outra sensibilidade respondêla. O som não pertence apenas à música, a música não é composta somente de sons. A vida que soa recebe o cuidado histórico da existência emocional, e esta experiência recebe os elementos compositivos musicais como indicadores da leitura intertextual. A diáspora africana oferece o ritmo da música pop que, por sua vez, se encarrega de ser o habitat da memória afroamericana. A memória sonora da diáspora é interpretada pelo beat rítmico da música pop, um ethnic beat que está provocando reinvenções negras nas performances musicais em contextos globais. Para abordar a expressão musical pop como fenômeno de reinvenção da identidade negra, a memória cultural africana instrumentalizou a identificação negra nas matrizes musicais afroamericanas percorridas pelas transformações rítmicas do gospel, blues, jazz, swing, rhythm and blues, soul, freejazz, rock, funk, pop e rap. O ritmo social que acompanha esses gêneros é centralizado no freejazz para o desenvolvimento da pesquisa, de onde partem análises e comentários sobre o processo de construção do beat pop direcionado numa vertente social de protesto racial e na agência musical de domínio negro. O revival étnico da década de 1960 é o cenário para as interlocuções músicosociais apresentadas de modo a mapear relações responsáveis pelo desenvolvimento rítmico que consolidou a batida da música pop como um beat étnico. A reflexão em torno do gênero pop renuncia preceitos acadêmicos e formalistas da tradição musical européia para apresentar uma possibilidade de análise musical onde o procedimento é dado pelo conteúdo a ser recebido do objeto. Desse modo a música pop pode ser questionada diante do contexto social sofrido pelos agentes de sua criação. O caminho seguido é atualizado por esses agentes musicais, que nos dão respostas esclarecedoras se olharmos para a música como uma arte resultante de negociações humanas.
Abstract: Is surprising the challenge of the to question and to have the possibility to answer with music. Of the music to question and other sensibility to answer her. The sound doesn't just belong to the music, the music is not only composed of sounds. The life that sounds receives the care historical of the emotional existence, and this experience receives the musical components as indicators of the intertextual reading. The African diáspora offers the rhythm of the pop music that, for your time, she takes charge of being the habitat of the AfroAmerican memory. The sound memory of the diáspora is interpreted by the rhythmic beat of the pop music, an ethnic beat that is causing black reinventions in the musical performances in global contexts. To approach the pop musical expression as phenomenon of reinvention of the black identity, the memory African cultural scored the black identification in the AfroAmerican musical head offices traveled by the rhythmic transformations of the gospel, blues, jazz, swing, rhythm and blues, soul, freejazz, rock, funk, pop and rap. The social rhythm that accompany those gender it is centralized in the freejazz for the development of the research, from where they follow analyses and comments on the process of construction of the pop beat addressed in a social slope of racial protest and in the musical agency of black domain. The ethnic revival of the decade of 1960 is the scenario for the presented musiciansocial dialogues in way to map responsible relationships for the rhythmic development that consolidated the beat of the pop music as an ethnic beat. The reflection around the pop gender renounces academic precepts and formalist of the European musical tradition to present a possibility of musical analysis where the procedure is given by the content to be received from the object. This way the pop music can be questioned before the suffered social context by the agents of your creation. The followed road is updated by those musical agents, that give us elucidation answers if we look for the music as a resulting art of human negotiations.
Palavras-chave: Diáspora africana
Música pop
Memória
Ethnical beat
African diáspora
Pop music
Memory
Ethnical beat
Social history
História social
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Musica (EMAC)
Citação: SILVA, M. R. Ethnical beat: o ritmo negro da música pop internacional-globalizada. Um estudo de cartografias sonoro-musicais híbridas como memória, agenciamento e performance das identificações afro americanas em contextos diaspóricos. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4904
Data de defesa: 25-May-2009
Appears in Collections:Mestrado em Música (EMAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Maria Regiane da Silva - 2008.pdf6,92 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
×
Show full item record Recommend this item


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Universidade Federal de Goiás
repositorio.bc@ufg.br.br