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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6627
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Teatro das emoções e emoções no teatro: diálogos entre neurociência e Stanislávski |
Título(s) alternativo(s): | Theater of emotions and emotions in the theater: dialogues between neuroscience and Stanislávski |
Autor: | Santos, Adailson Costa dos |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/0352379347160471 |
Primeiro orientador: | Camargo, Robson Corrêa de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/9964594962008164 |
Primeiro coorientador: | Fernandes, Adriana |
Currículo Lattes do primeiro coorientador: | http://lattes.cnpq.br/4049068003650520 |
Primeiro membro da banca: | Camargo, Robson Corrêa de |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Adriana |
Terceiro membro da banca: | Calvert, Dorys Farias |
Quarto membro da banca: | Hartmann, Luciana |
Quinto membro da banca: | Reinato, Eduardo José |
Resumo: | Este trabalho analisa as perspectivas do sistema Stanislávski propostas pelo encenador russo Constantin Stanislávski (1863-1938), estabelecendo-se um diálogo com as recentes pesquisas da neurobiologia das emoções. Faz-se um estudo do percurso histórico sobre as emoções na história do pensamento ocidental, partindo de Platão na história antiga e culminando na compreensão das concepções do neurocientista português Antônio Damásio (1944) sobre a produção e interpretação das emoções humanas. Em seguida, investiga-se as propostas de interpretação “orgânica” de Stanislávski, focando principalmente no conceito e procedimentos da chamada memória emotiva. Realiza-se um estudo das concepções do psicólogo francês Théodule-Armand Ribot (1839-1916) sobre o conceito de memória afetiva (em francês, la memoire affective; em russo, Affectivnaia pamiat’) que dá suporte ao conceito utilizado por Stanislávski. Ao final, traça-se um diálogo dos conhecimentos apresentados onde se compreendem as construções biológicas que permeiam o sistema. |
Abstract: | This research analyzes the perspectives of Stanislavski’ system as proposed by the Russian director Constantin Stanislavski (1863 – 1938) in dialogue with recent proposals of the neurobiology of emotions. It begins with the main definitions about emotions in western history, starting with Plato and reaching conceptions posed by the Portuguese neuroscientist Antonio Damásio (1944) who investigate the production and interpretations of the human emotions. The work focuses on the proposals of the “organic” interpretation by Stanislavski, mainly on the concept and procedures of what has been called emotive memory. This discussion is based on the findings of the French psychologist Théodule-Armand Ribot (1839- 1916), and his concept of affective memory (in French, la memoire affective; In Russian, Affectivnaia pamiat’) that underpinned the concept used by Stanislavski. At the end, the thesis establishes the neurobiological construction that pervade the Stanislavski’ system. |
Palavras-chave: | Sistema Stanislávski Emoções Neurobiologia Antônio Damásio Memória emotiva Stanislávski’ system Emotions Neurobiology Antonio Damásio Emotive memory |
Área(s) do CNPq: | ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC) |
Citação: | SANTOS, A. C. Teatro das emoções e emoções no teatro: diálogos entre neurociência e Stanislávski. 2016. 225 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6627 |
Data de defesa: | 10-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Performances Culturais (EMAC) |
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