Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7265
Tipo do documento: Dissertação
Título: A preparação de atores na montagem de ‘Quatro Paredes’. Goiânia, Brasil (2003).
Autor: Peixoto , Bruno Quirino
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425752Y6
Primeiro orientador: Camargo, Robson Corrêa de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799746D9
Primeiro coorientador: Fernandes, Adriana
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763076D6
Primeiro membro da banca: Camargo, Robson Corrêa de
Segundo membro da banca: Vicentini, Albertina
Terceiro membro da banca: Mendonça, Maria Beatriz
Resumo: Esta dissertação é fruto de reflexões sobre o processo de preparação de atores do espetáculo Quatro Paredes, realizado pela Cia. Mínima em Goiânia, Goiás, Brasil, 2003. Esta montagem teatral se constituiu inspirada nos postulados de preparação do ator apresentados pelo diretor teatral italiano Eugênio Barba (1936) no Brasil e faz parte da recepção das técnicas desenvolvidas pelo diretor em nosso país. Este trabalho visa uma sistematização e reflexão das metodologias e exercícios usados na preparação atoral desse espetáculo. Tal análise utiliza quatro filtros conceituais para a compreensão deste processo e presentes na construção desta montagem: ritual, fluxo, jogo e improvisação. É investigada a metodologia utilizada através de exercícios e procedimentos que se fundamentavam nestes filtros conceituais. Através de diários de trabalho, de fotografias e das memórias são registrados e analisados os elementos das experiências de quatro atores durante a preparação do referido espetáculo: Ana Paula Carvalho, Bruno Peixoto, Mayarah Pinheiro e Pedro Vilela.
Abstract: This dissertation is due to is a due to thoughts about the process of the coaching of actors from the play Quatro Paredes, by Cia. Mínima in Goiânia, Goiás, Brasil, 2003. This theatrical production was constituted inspired by principles of acting coaching presented by Italian theater director Eugênio Barba (1936) in Brazil and is part of the reception of techniques developed by the director in our country. These work pursuits the systematization and thinking of the methodologies and exercises used in the preparation of actors of this theatrical production. Such analysis uses four conceptual filters for the comprehension of this process and present on the building of this play: ritual, flow, play and improvisation. The methodology used in this is investigated through exercises and procedures that were grounded on these conceptual filters. Through work diary, photos and memories the elements of four actors’ experiences are registered and analyzed during the preparation of the referred play: Ana Paula Carvalho, Bruno Peixoto, Mayarah Pinheiro e Pedro Vilela.
Palavras-chave: Teatro em Goiânia
Preparação de atores
Área(s) do CNPq: ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: PEIXOTO, Bruno Q. A preparação de atores na montagem de ‘Quatro Paredes’. Goiânia, Brasil (2003).. 2015. 200 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7265
Data de defesa: 9-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bruno Quirino Peixoto - 2015.pdf5,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons