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Tipo do documento: Dissertação
Título: Música para trompa e sixxen, de Estércio Marquez Cunha: resultados sonoros na colaboração entre compositor e intérprete
Título(s) alternativo(s): Music for horn and sixxen, by Estércio Marquez Cunha: sound results in collaboration between composer and performer
Autor: Silva, Anderson Afonso
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0740587122995892
Primeiro orientador: Cardoso, Antonio Marcos Souza
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0664807145882810
Primeiro coorientador: Benedito, Celso José
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/6415266280511210
Primeiro membro da banca: Cardoso, Antônio Marcos Souza
Segundo membro da banca: Rosa, Robervaldo Linhares
Terceiro membro da banca: Lopes, Maico Viegas
Quarto membro da banca: Cunha, Estércio Marquez
Resumo: Este trabalho é fruto de uma de experiência adquirida no estudo das relações compositor-intérprete, sob olhar do performer. O eixo central desta pesquisa está em explorar, juntamente com Estércio Marquez Cunha, novas possibilidades dos recursos da trompa em relação ao Sixxen. Primeiramente, faz-se um estudo bibliográfico do papel colaborativo entre intérpretes e compositores, referenciados em BRANDINO 2012, ISHISAKI e MACHADO 2013, RAMOS 2013, RAY 2013 e ROSSI e BARBOSA 2015, a fim de compreender o caminho de colaboração dessas duas peças cruciais para o fazer musical. Pelo seu ineditismo no Brasil, a segunda parte é dedicada ao Sixxen, investigando a respeito de concepção, repertório e sua trajetória até Goiânia, com respaldo no estudo feito por MORAIS, CHAIB e OLIVEIRA, 2016. Para otimização da pesquisa, a terceira parte destina-se no relato da experiência ao decorrer da colaboração deste pesquisador enquanto intérprete com o compositor. Nesta parte, demonstra-se e instrui as especificidades dos efeitos sonoros na trompa, em como o compositor idealizou a obra em questão em virtude das experimentações realizadas com o intérprete. Os principais resultados que a pesquisa traz é da contribuição do repertório contemporâneo mundial para ambos intrumentos, evidenciada por meio da linguagem do compositor em questão e assim ter gerado um material didático explicativo para as técnicas extendidas na trompa.
Abstract: This work is the result of an experience acquired in the study of composer-interpreter relations, under the performer's view. The central axis of this research is to develop, along with Estércio Marquez Cunha, new possibilities of the horn resources in relation to the Sixxen. Firstly, a bibliographical study of the collaborative role between interpreters and composers, referenced in BRANDINO 2012, ISHISAKI and MACHADO 2013, RAMOS 2013, RAY 2013 and ROSSI and BARBOSA 2015, is undertaken to understand the collaboration path of these two crucial pieces for the making of music. For its novelty in Brazil, the second part is dedicated to the Sixxen, investigating about conception, repertoire and its trajectory until Goiânia, with support in the study done by MORAIS, CHAIB and OLIVEIRA, 2016. For the optimization of the research, the third part is intended in the report of the experience in the course of the collaboration of this researcher as an interpreter with the composer. In this part, the specificities of sound effects in the horn are demonstrated and instructed in how the composer idealized the work in question by virtue of the experiments performed with the interpreter. The main results that the research brings is the contribution of the world contemporary repertoire for both instruments, evidenced through the language of the composer in question and thus have generated an explanatory didactic material for the techniques extended in the horn.
Palavras-chave: Interpretação musical
Colaboração musical
Música contemporânea para trompa
Estércio Marquez Cunha
Musical interpretation
Musical collaboration
Contemporary music for horn
Estércio Marquez Cunha
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Musica (EMAC)
Citação: SILVA, A. Afonso. Música para trompa e sixxen, de Estércio Marquez Cunha: resultados sonoros na colaboração entre compositor e intérprete. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7291
Data de defesa: 1-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Música (EMAC)

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