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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ouvidoria como instrumento de participação social e transparência
Título(s) alternativo(s): The ombudsman as an instrument of social participation and transparency
Autor: Lombardi, Leandro
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7177235608155207
Primeiro orientador: Bevilacqua, Solon
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4706313748524604
Primeiro membro da banca: Bevilacqua, Solon
Segundo membro da banca: Carvalho, Willer Luciano
Terceiro membro da banca: Belchior, Fernando Nunes
Resumo: Nas sociedades modernas, a democracia pode ser mensurada em função do nível de presença da sociedade na gestão das políticas públicas. Dentre os diferentes canais que permitem essa cooperação, a ouvidoria, vista como um instrumento de participação social e transparência, possui a competência para atender os anseios dos cidadãos perante as instituições e, por conseguinte, materializar suas demandas em ações efetivas. Neste trabalho, que teve como objeto de Estudo de Caso o Inmetro, foi realizado um diagnóstico comparativo dos resultados apresentados por sua Ouvidoria. Também foi aplicada a metodologia da Análise de Conteúdo nos registros enviados à Ouvidoria, utilizado o programa Iramuteq. Como resultado, foi consolidada uma proposta de intervenção como foco na ampliação dos conceitos de transparências e participação social de forma a tornar a Ouvidoria um canal pleno em suas atividades, fortalecendo a relação cidadão-instituição e adequando os trabalhos realizados às necessidades da sociedade.
Abstract: In modern societies, democracy can be measured by the level of society's presence in the management of public policies. Among the different channels that allow this cooperation, the ombudsman, seen as an instrument of social participation and transparency, has the competence to attend to the citizens' wishes before the institutions and, therefore, to materialize their demands in effective actions. In this study, which had the object of Case Study the Inmetro, a comparative diagnosis was made of the results presented by its Ombudsman. The Content Analysis methodology was also applied in the records sent to the Ombudsman's Office, using the Iramuteq program. As a result, a proposal for intervention was consolidated focusing on broadening the concepts of transparency and social participation in order to make the Ombudsman's Office a full channel in its activities, strengthening the citizen-institution relationship and adjusting the work performed to the needs of society.
Palavras-chave: Participação social
Transparência
Ouvidoria
Análise de conteúdo
Social participation
Transparency
Ombudsman
Content analysis
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT (RG)
Programa: PROFIAP - Programa de Pós-graduação em Administração Pública Andifes (FCT)
Citação: LOMBARDI, Leandro. A ouvidoria como instrumento de participação social e transparência. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8287
Data de defesa: 23-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Andifes (FCT)

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