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Tipo do documento: Dissertação
Título: (Re)pensando o proeja no IFMT – Campus Várzea Grande a partir do olhar do(s) professor(es)
Título(s) alternativo(s): (Re)thinking the proeja in the IFMT - Campus Várzea Grande from the look of the teacher(s)
Autor: Almeida, Sônia Maria de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5609699018922987
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2648444233565239
Primeiro membro da banca: Machado, Maria Margarida
Segundo membro da banca: Vitorette, Jacqueline Maria Barbosa
Terceiro membro da banca: Gabassa, Vanessa
Resumo: Inserido na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, este estudo teve como objetivo compreender a experiência do Curso Técnico em Serviços de Condomínio – Proeja, do IFMT Campus Várzea Grande, a partir da escuta dos professores, revelando elementos que contribuíram para a permanência/não permanência dos educandos do Curso. Ainda que haja diversos condicionantes – dimensões políticas, socioeconômicas, culturais e educacionais, as quais convergem e influenciam o sujeito a desistir dos estudos – que se interagem para a elevação dos índices de “evasão”, pelo recorte realizado, questionou-se: quais e como os elementos vivenciados na experiência do Curso Técnico em Serviços de Condomínio – Proeja do IFMT Campus Várzea Grande contribuíram para a permanência/não permanência dos educandos do Curso? Em busca de respostas, tomou-se uma discussão teórica sobre os referenciais relativos à Educação aos Jovens e Adultos (EJA), esses com enfoque nas iniciativas que buscaram a integração entre EJA e Educação Profissional (EP), com vistas à elevação da escolaridade do trabalhador para melhor compreender a criação do Proeja enquanto política pública educacional. Vislumbrou-se, assim, um diálogo mais aproximado com o objeto de estudo, o qual contextualizou os movimentos e embates produzidos com a implementação do Proeja no país a partir do Decreto N. 5.478/2005, e, principalmente, no IFMT – Campus Várzea Grande. O afastamento temporário ou permanente dos educandos nos cursos de Proeja ofertados nos campi do IFMT tem-se elevado e devido a este motivo, muitos cursos acabaram sendo extintos, e, consequentemente, muitos campi passaram a não mais ofertar a modalidade, como é o caso específico do curso investigado. Para além, analisou-se a prática pedagógica, a formação de professores e os documentos oficiais/legislações que tratam da constituição e funcionamento do Proeja em âmbito nacional e em Mato Grosso. Elegida como metodologia o estudo de caso, os procedimentos de coleta de dados foram realizados com o uso de revisão bibliográfica, questionário, entrevistas, análise documental e observação em sala de aula. No estudo, os resultados apontaram lacunas em relação: à importância da gestão do IFMT em assumir o Programa na instituição, de forma a propor diretrizes que favoreçam a implantação, acompanhamento e avaliação dos cursos ofertados nos campi; à oferta do Proeja no Campus Várzea Grande, desde a escolha do curso, a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso, as práticas pedagógicas dos professores, a falta de formação inicial e continuada dos profissionais, também contribuíram para a situação final das matrículas no Curso em 2017/2, com 28 alunos afastados e 9 alunos concluintes. Isto porque trata-se de um Programa voltado para a educação do trabalhador para o mundo do trabalho, que deve considerar: ser um educando trabalhador, que tem responsabilidades com o próprio sustento e de familiares; no processo ensino aprendizagem as especificidades destes sujeitos da modalidade – desde a questão visual; considerar os ritmos e níveis de aprendizagem diferenciados; a necessidade de retomada dos conhecimentos; a baixa autoestima dos educandos, entre outros aspectos –; a abertura ao diálogo e à escuta aos alunos; a articulação dos conhecimentos técnico-científicos com os cotidianos, dando sentido e significado aos conhecimentos trabalhados. Porém, muito há que ser feito, uma vez que inexiste um projeto educativo imbricado com as necessidades e realidades dos sujeitos da EJA no IFMT Campus Várzea Grande.
Abstract: Inserted in the research line of Education, Work and Social Movements, this study had as objective to understand the experience of the Technical Course in Condominium Services - Proeja of the IFMT Campus Várzea Grande, based on the teachers' listening, revealing elements that contributed to the students permanence / not permanence of the Course. Although there are several constraints - political, socioeconomic, cultural and educational dimensions, which converge and influence the subject to give up studies - that interact to raise the rates of "avoidance", due to the cut made, it was questioned: Which and how did the elements lived in the experience of the Technical Course in Condominium Services - Proeja of the IFMT Campus Várzea Grande contribute to the students permanence / non permanence of the Course? In the search for answers, a theoretical discussion was held on the references to Youth and Adult Education (EJA), with a focus on initiatives that sought integration between EJA and Professional Education (EP), with a view to raising the schooling level of the worker to better understand the creation of Proeja as public educational policy. Thus, a closer dialogue with the object of study was conceived, which contextualized the movements and clashes produced with the implementation of Proeja in the country as of Decree Nr. 5.478/2005, and, especially, in the IFMT - Várzea Grande Campus. The temporary or permanent removal of the students in the Proeja courses offered at the IFMT campuses has increased and, due to this reason, many courses ended up being extinct and, consequently, many campuses no longer offer the modality, as is the specific case of the investigated course. In addition, we analyzed the pedagogical practice, the training of teachers and the official documents/legislation that deal with the constitution and operation of Proeja in the national level and in Mato Grosso. Chosen as a case study methodology, the data collection procedures were performed with the use of bibliographic review, questionnaire, interviews, documentary analysis and observation in the classroom. In the study, the results pointed to gaps in relation to: the importance of IFMT management in assuming the Program in the institution, in order to propose guidelines that favor the implementation, monitoring and evaluation of the courses offered in campuses; to Proeja's offer in the Várzea Grande Campus, since the choice of the course, the elaboration of the Pedagogical Course Project, the pedagogical practices of the teachers, the lack of initial and continued training of the professionals, also contributed to the final enrollment situation in the Course in 2017/2, with 28 away students and 9 graduating students. This is because it is a program aimed at the education of the worker to the work world, which should consider: being a student worker, who has responsibilities with his self-support and family responsibilities; in the teaching learning process the specificities of these subjects of the modality - from the visual question; consider the different rhythms and levels of learning; the need for the resumption of knowledge; the low self-esteem of students, among other aspects; openness to dialogue and listening to students; the articulation of the technical-scientific knowledge with the daily ones, giving meaning and significance to the worked knowledge. However, much needs to be done, since there is no an educational project interwoven with the subjects needs and realities of the EJA in the IFMT Campus Várzea Grande.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Proeja
Professores
Currículo integrado
Formação
Pedagogical practice
Proeja
Teachers
Integrated curriculum
Training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: ALMEIDA, S. M. (Re)pensando o proeja no IFMT – Campus Várzea Grande a partir do olhar do(s) professor(es). 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8370
Data de defesa: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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