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Tipo do documento: Dissertação
Título: O campo do ensino médio público brasileiro através das práticas de sociabilidade em rede: análise das páginas de Facebook das escolas estaduais
Título(s) alternativo(s): The Brazilian high school field through the practices of network sociability: analysis of the Facebook pages of state schools
Autor: Oliveira, Luis Felipe Rosa de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6498992926514286
Primeiro orientador: Martins, Dalton Lopes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3774617443225038
Primeiro membro da banca: Martins, Dalton Lopes
Segundo membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Terceiro membro da banca: Lucas, Elaine Rosangela de Oliveira
Resumo: Introdução: Com a motivação de expandir os modos de apropriação do espaço digital pelas ciências sociais e da comunicação, a pesquisa dissertativa aqui proposta apresenta uma abordagem aplicada de investigação científica do meio digital. Objetivo: Utilizando o repertório conceitual metodológico de Pierre Bourdieu, e o atualizando a partir do contexto relacional da web contemporânea e a percepção dos objetos digitais, é proposto o estudo da identificação e descrição de práticas de sociabilidade em rede nas páginas de Facebook das escolas públicas estaduais com ensino médio brasileiras. Método: Aplicando as técnicas analíticas de descrição contextual dos dados, análise de redes sociais, análise de domínios e links e análise de correlação. Resultados: Foi possível traçar a descrição do contexto social do campo escolar presente no Facebook, bem como foram identificadas práticas com características específicas da rede, como a prática de relevância, de difusão simbólica e de articulação do poder, constituindo alguns componentes das práticas de sociabilidade em rede das escolas.
Abstract: Starting from the motivation to expand the ways of appropriation of the digital space by the social sciences and communication, the dissertation research proposed here, presents an applied approach of scientific investigation of the digital environment. Using the conceptual methodological repertoire of Pierre Bourdieu, and updating it from the relational context of the contemporary web and the perception of the digital objects, it is proposed the study of the identification and description of network sociability practices in the Facebook pages of the brazilian state public schools high school. Applying the analytical techniques of contextual description of data, social networks analysis, domains and links analysis and correlation analysis, it was possible to outline the social context of the school field present in Facebook, as well as identified practices with specific characteristics of the network, as the practice of relevance, of symbolic diffusion and articulation of power, constituting some components of the network sociability practices of schools.
Palavras-chave: Práticas de sociabilidade em rede
Pierre Bourdieu
Objetos digitais
Facebook
Escolas públicas estaduais
Network sociability practices
Digital objects
State public schools
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: OLIVEIRA, L. F. R. O campo do ensino médio público brasileiro através das práticas de sociabilidade em rede: análise das páginas de Facebook das escolas estaduais. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9423
Data de defesa: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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