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Tipo do documento: Tese
Título: Movimentos sociais e práxis educativa na construção da Universidade Estadual de Goiás
Título(s) alternativo(s): Social movements and educatives práxis in the build of State University of Goiás
Autor: Alves, Maria de Lourdes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1563563233983157
Primeiro orientador: Pessoa, Jadir de Morais
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7640102236711284
Primeiro membro da banca: Pessoa, Jadir de Morais
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Terceiro membro da banca: Curado, Bento Alves Araújo Jayme Fleury
Quarto membro da banca: Silva, Carlos Cardoso
Quinto membro da banca: Machado, Maria Margarida
Resumo: Esta tese, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG),investiga, em caráter bibliográfico e documental, tais como jornais, e-mails, blogs, fóruns de debate, panfletos, fotografias e leis, a ação dos movimentos sociais de professores, alunos e servidores da Universidade Estadual de Goiás no processo de construção dessa instituição de ensino superior, bem como a práxis educativa desenvolvida na dinâmica dos movimentos sociais uegeanos. Os movimentos delimitados para fins da pesquisa desenvolvida foram o Fórum de Defesa da UEG/2006 e o Mobiliza UEG/2013. A análise realizada, sob uma perspectiva praxiológica, tem como objetivo central compreender a práxis educativa presente no movimento social e as possibilidades educativas que criam e recriam sujeitos capazes de constituir um novo habitus e este, por sua vez, capaz de impulsionar o surgimento de novos agentes em um determinado campo. A compreensão do objeto de pesquisa ancora-se numa significativa pesquisa bibliográfica, especialmente em: Abreu, (2017); Bourdieu, (1989, 1998, 2001, 2009, 2014); Carvalho, (2013, 2017); Gohn, (2011, 2012, 2013) Oliveira e Pessoa, (2013); Pessoa, (1999,2004); Scherer-Warren, (2006, 2014). A pesquisa desenvolvida para esta tese permite afirmar que os movimentos sociais analisados influenciaram de forma significativa o desenvolvimento institucional da UEG e possibilitaram uma práxis educativa criadora de novas práticas e novos sujeitos.
Abstract: This thesis is linked to the research line "Education, Work, and Social Movements" of the Postgraduation Program in Education of the Federal University of Goiás (UFG). It seeks to investigate, in a bibliographical and documentary character, such as newspapers, e-mails, discussion forums, pamphlets, photographs and laws, the action of the social movements of teachers, students and servants of the State University of Goiás in the process of construction of higher education institution, as well as the educational praxis developed in the dynamics of the social movements of UEG. The movements delimited for the purposes of the research developed were the UEG/2006 Defense Forum and the Mobiliza UEG/2013. The analysis was carried out under a praxiological perspective and its main objective is to understand the educational praxis present in the social movement and the educational possibilities that create and recreate subjects capable of constituting a new habitus and this, in turn, capable of promoting the emergence of new agents in a given field. The understanding of the object of research is anchored in a significant bibliographical research, especially in: Abreu, (2017); Bourdieu, (1989, 1998, 2001, 2009, 2014); Carvalho, (2013, 2017); Gohn, (2011, 2012, 2013) Oliveira e Pessoa, (2013); Person, (1999,2004); Scherer-Warren, (2006, 2014). The research developed for this thesis shows that the social movements analyzed significantly influenced the institutional development of the UEG and enabled an educational praxis to create new practices and new subjects.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Universidade Estadual de Goiás
Praxis educativa
Social movements
Estadual University of Goiás
Educatives práxis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: ALVES, Maria Lourdes de. Movimentos sociais e práxis educativa na construção da Universidade Estadual de Goiás. 2019. 189 f. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9477
Data de defesa: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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