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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucas- Lima, Kamila Lauany-
dc.creatorSilva, Viviane Vilela da-
dc.creatorSilva, Regisnei Aparecido de Oliveira-
dc.creatorMoraes, Fernando Aparecido de-
dc.creatorBenite-Ribeiro, Sandra Aparecida-
dc.date.accessioned2015-10-06T20:39:02Z-
dc.date.available2015-10-06T20:39:02Z-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.citationLUCAS-LIMA, Kamila Lauany; SILVA, Viviane Vilela da; SILVA, Regisnei Aparecido de Oliveira; MORAES, Fernando Aparecido de; BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida. Ações educativas para a promoção da saúde: prática de atividade física de estudantes do ensino médio. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/34385/18403>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11080-
dc.descriptionv. 11, n. 1, jan./jun. 2015.pt_BR
dc.description.abstractObesity and the excess body mass in adolescents has increased considerably in the last decades in the developed countries and Brazil. The main factors for this increase of the body mass are high consumption of hypercaloric and palatable food and the reduction of the expense caloric with physical activity. The hypocaloric diet can be considered an important factor for the reduction of body mass; however, the physical activity practice is essential for prevention of the obesity and maintenance of normal body weight. Thus, the present study aim to evaluate the levels of physical activity in the students of high school and to develop educative activities regarding the importance of regular physical activity practice for the promotion of the health and the prevention of illnesses associated with physical inactivity. The level of physical activity was evaluated by IPAQ-short form and the educative activities had approached subjects on the importance of regular physical activity practice, the result of the sedentary life style and the effect and benefits of regular physical activity. Relative to the level of physical activities it was observed that 39% of the students had told to have “Poor active” level. The active and very active level was found in 28% and 28%, respectively, of the sample and the sedentary was only reported by one student (5%). We find prevalence of middle socioeconomic level students, with higher levels of physical activity practice. The educative activities had been satisfactory and reached its objectives, therefore they had provided good situations of learning and it was worth the effort in the actions of the school. However, the school with this necessary orienting potential to strengthen politics that they aim at to elaborate and to incorporate strategically actions for the promotion of the health and the prevention of illnesses associates to the sedentary lifestyle.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio à Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJose Silvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de atividade físicapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAtividades educativaspt_BR
dc.subjectPractical of physical activitypt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectEducative activitiespt_BR
dc.titleAções educativas para a promoção da saúde: prática de atividade física de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA obesidade e o excesso de massa corporal em adolescentes têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas nos países desenvolvidos e no Brasil. Os principais fatores responsáveis por este aumento da massa corporal são o consumo exagerado de alimentos hipercalóricos e altamente palatáveis e a redução do gasto calórico com atividade física. A dieta alimentar hipocalórica pode ser considerada como a principal aliada para a redução da massa corporal, porém a prática de atividade física regular é essencial para a prevenção da obesidade e a manutenção da massa corporal normal. Assim, o presente estudo teve como objetivos avaliar os níveis de atividade física nos estudantes do Ensino Médio e desenvolver atividades educativas a respeito da importância da prática de atividade física regular para a promoção da saúde e a prevenção de doenças decorrentes do sedentarismo. A avaliação do nível de atividade física dos estudantes entre os quais a ação educativa foi desenvolvida foi por meio do questionário IPAQ forma curta. As atividades educativas abordaram temas sobre a importância da prática de atividade física, as consequências do sedentarismo e os efeitos e benefícios para quem pratica regularmente qualquer atividade física. Referente ao nível de atividades física foi observado que 39% dos escolares relataram ter o nível “Pouco ativo”. O nível “muito ativo” e “ativo” foi encontrado em 28% e 28% da amostra, respectivamente, e o sedentarismo foi relatado somente por uma estudante (5%). Encontramos prevalência de escolares pertencentes a grupos de nível socioeconômico médio, que apresentaram maior nível de prática de atividade física. As atividades educativas foram satisfatórias e atingiram seus objetivos, pois proporcionaram boas situações de aprendizagem e que valeu a pena o esforço dos escolares nas ações. No entanto, a escola com esse potencial orientador precisa reforçar políticas que visem elaborar e incorporar ações estratégicas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas ao sedentarismo.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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