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dc.creatorTenório, Letícia Oliveira-
dc.creatorShuvartz, Marilda-
dc.date.accessioned2016-02-26T12:10:26Z-
dc.date.available2016-02-26T12:10:26Z-
dc.date.issued2015-05-23-
dc.identifier.citationTENÓRIO,Letícia Oliveira; SHUVARTZ,Marilda. A rádio na escola: possibilidade interativa. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=ritref&page=article&op=view&path%5B%5D=37129&path%5B%5D=pdf>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11177-
dc.descriptionv. 12, n. 1, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe Biological Sciences teacher formation course at the Federal University of Goiás has in its pedagogic project a discipline called Supervised apprenticeship I, which is characterized by the construction of an Educational Intervention Project which aims to insert the graduate in the school routine research situations. This in turn, allows the apprentice to develop skills and attitudes important in teaching practice, promoting a constant dialogue between the apprentices and the school as a whole. This paper reports the studies in the construction process and execution of the intervention project developed in a public facility in state schools. The fact that the school has a radio, made we glimpse the reactivation of the same as a communication space between the people and the school, furthermore operating as a pedagogical tool, entertainment, cultural production and information. Among the activities that take place in this space, we highlight the overhaul of equipment, the holding three training workshops for students and teachers for the production of radio and handling of equipment , taught by journalism students. Thus, we can conclude that this project put the apprentices as mediators with the responsibility of solving a school problem, involving the school community, students, teachers and apprentices. The radio comes back to be a socialization space for students to discuss issues, everyday knowledge, the joy of music that extend the living space in the intermission. You can no longer see education without communication, without the new technologies that can assist in this process of building knowledge and citizenship.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio à Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJose Silvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeacher’s educationpt_BR
dc.titleA rádio na escola: possibilidade interativapt_BR
dc.title.alternativeRadio at school: interactive possibilitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás possui em seu Projeto Pedagógico a disciplina de Estágio Supervisionado I que se caracteriza pela construção de um Projeto de Intervenção Pedagógica que visa inserir o graduando em situações de investigação do cotidiano escolar. Esta por sua vez, possibilita ao estagiário desenvolver habilidades e atitudes importantes na prática docente, promovendo um constante diálogo entre os estagiários e a escola como um todo. O presente trabalho relata os estudos realizados no processo de construção e execução do projeto de intervenção desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino. O fato de a escola possuir uma rádio, vislumbramos a reativação da mesma como um espaço de comunicação entre as pessoas na e da escola, além de funcionar como uma ferramenta pedagógica, de entretenimento, produção cultural e informação. Das atividades desenvolvidas, destacamos a revisão dos equipamentos, a realização de três oficinas de capacitação para alunos e professores para a produção dos programas de rádio e o manuseio da aparelhagem, ministrada por estudantes de jornalismo. Desta forma, podemos concluir que este projeto colocou os estagiários enquanto mediadores de solução a um problema da escola, gerando a participação de gestores, alunos, professores e estagiários. A rádio volta a ser um espaço de socialização dos alunos com a discussão de temas, conhecimento cotidiano, a alegria da música que ampliam o espaço de convivência no intervalo. Não é mais possível ver a educação sem a comunicação, sem as novas tecnologias capazes de auxiliar neste processo de construção de conhecimento e cidadania.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUIFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v12i1.37129-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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