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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenite, Claudio Roberto Machado-
dc.creatorBenite, Anna Maria Canavarro-
dc.creatorMorais, Warlandei Carlos Silva de-
dc.creatorYosheno, Fabio Hiroaki-
dc.date.accessioned2016-03-14T13:20:32Z-
dc.date.available2016-03-14T13:20:32Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.citationBENITE, Claudio Roberto Machado; BENITE, Anna Maria Canavarro; MORAIS, Warlandei Carlos Silva de; YOSHENO, Fabio Hiroaki. Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. em foco: a experimentação. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n.1, jan./jun. 2016. Disponível em: < http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ritref/article/view/37150/pdf>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11202-
dc.descriptionv. 12, n. 1, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractIn chemistry classes, experiments generate information that is typically collected through the vision such as weighing and temperature measurements. Such activities are considered problematic for the visually impaired as we use usually the vision as a tool for data collection. Assistive technology can be a means of neutralizing accessibility related barriers of disability, providing more autonomy to the development of these students in these environments. This research deals with the design of a thermometer and it’s use to discuss the melting point, boiling point and density of substances in the Brazilian Center for Rehabilitation and Support Visually Impaired, in Goiânia. The present work contains elements of action research, it was born from a need to practice: teaching chemistry to visually impaired through experiments. Our results show that the visually impaired participate in experiments and organize their knowledge as any other individual, provided they are conducted in the practices considering their specificity.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio à Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJose Silvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.titleEstudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. em foco: a experimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeStudies on assistive technology use in chemical teaching. focus: the experimentationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNa aula de química, os experimentos geram informações que normalmente são coletadas por meio da visão, como pesagem e medidas de temperatura. Essa atividades são consideradas problemáticas para os deficientes visuais por utilizarmos, geralmente, a visão como ferramenta para coleta de dados. A Tecnologia Assistiva pode ser um meio de acessibilidade neutralizando as barreiras originadas da deficiência, proporcionando mais autonomia para o desenvolvimento desses alunos, nesses ambientes. Esta investigação versa sobre o design de um termômetro adaptado e seu uso para discutir a temperatura de fusão, ebulição e densidade das substâncias no Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual, em Goiânia. Ela contém elementos da pesquisa-ação, pois nasceu de uma necessidade da prática: ensinar química para deficientes visuais por meio de experimentos. Nossos resultados apontam que os DV participam dos experimentos e organizam seus conhecimentos como qualquer outro indivíduo, desde que sejam conduzidos nas práticas considerando sua especificidade.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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