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Tipo do documento: Artigo
Título: Análise do discurso da secretária de educação do estado de Goiás
Título(s) alternativo(s): Analysis speech Goiás state education secretary
Autor: Chaves, Soraia Rodrigues
Resumo: A Análise proposta para este trabalho, refere-se ao modelo tridimensional de discurso: a análise da prática discursiva, do texto e da prática social. Uma flexão baseada nos pressupostos da análise do discurso, acerca dos discursos da Secretária de Educação de Goiás Professora Doutora Raquel Alexandre Teixeira e os temas que compõem suas falas em entrevistas relacionadas a questões sociais e políticas onde a questão central é a Educação Pública. A análise do discurso no estudo da linguística crítica e a análise da linguagem na percepção das mudanças sociais e na ideologia poderá nos fazer compreender os motivos pelos quais sua defesa pela qualidade da escola pública apresente algumas contradições, conflitos ideológicos, pressupostos neoliberais e pode se contrapor a um outro conceito de qualidade necessária para se construir uma outra sociedade mais consciente e crítica. O nosso corpus de trabalho está composto pelas falas da Professora Raquel Teixeira em entrevistas recentes na mídia regional sobre educação e gestão da escola pública, o nosso objeto de análise é o seu discurso político. A análise do discurso é o nosso fundamento metodológico. De linha francesa tendo como bases principais o Discurso e Mudança Social de Norman Fairclouch, também em Stephen J. Ball, cuja base reflete a Performatividade, Privatização e o Pós Estado do Bem Estar-Social), também alinhava a base temática A Reforma do Estado dos anos 90 e Mecanismos de Controle, de Luiz Carlos Bresser Pereira. Nossa pretensão nesse artigo é levantarmos alguns pontos de reflexão no discurso político, que nos possibilite contribuir com o debate das mudanças sociais, encontrando na prática social da Secretária de Educação de Goiás Professora Raquel Teixeira a lógica racional que norteia seu discurso. Nesse sentido, esperamos que novos elementos possam ser evidenciados à luz da análise do discurso e mudança social de Fairclouch e com o método da linguística crítica des-cobrir identidade do sujeito, as relações sociais e os sistemas de conhecimento e poder.
Abstract: The analysis proposed for this article, refers to the three-dimensional model of discourse: the analysis of the discursive practice, text and social practice. A bending based on assumptions of discourse analysis, about the speeches of the Secretary of Goiás Professor Raquel Alexandre Teixeira Education and the themes that make up their lines in interviews related to social and political issues where the central issue is the Public Education. The discourse analysis in Linguistics critical study and analysis of language in perception of social change and ideology can make us understand the reasons for his defense for public school quality presents some contradictions, ideological conflicts, neoliberal assumptions and can counter to another concept of quality necessary to build another more conscious and critical society. Our work corpus is composed of lines of Raquel Teixeira Professor in recent interviews in the regional media on education and management of public schools, our object of analysis is its political speech, you. The discourse analysis is our methodological foundation. The French line with the main bases Discourse and Social Change Norman Fairclouch also in Stephen J. Ball, whose base reflects the (Performativity, Privatization and Post State Well being-Social), also aligned the thematic basis Reform State 90s and Control Mechanisms, Luiz Carlos Bresser Pereira .Our intention in this article is we raise some points of reflection in political discourse, which enables us to contribute to the discussion of social, meeting the social practice of the Secretary of Education Goias Professor Raquel Teixeira rational logic that guides his speech. In this sense, we hope that new elements can be evidenced in the light of discourse analysis and Social Fairclouch Change and the linguistic critical method (Fowler et al, 1979; Kress and Hodge) dis-cover the subject's identity, social relations and the knowledge and power systems.
Palavras-chave: Análise do discurso
Discurso político
Educação
Discourse analysis
Political speech
Education
Management
País: Brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Jataí (RJ)
Citação: CHAVES,Soraia Rodrigues. Análise do discurso da secretária de educação do estado de Goiás. . Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 13, n., p.1-11, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/42359/22829>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v13i1.42359
Identificador do documento: 10.5216/rir.v13i1.42359
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15085
Data de publicação: Jun-2017
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