Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Heliany Pereira dos-
dc.creatorLourenço, Maria Carolina-
dc.creatorSilva, Mário Moreno Rabelo-
dc.creatorSilva, Fernanda Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-10-26T12:58:34Z-
dc.date.available2018-10-26T12:58:34Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Heliany Pereira dos; LOURENÇO, Maria Carolina; SILVA, Mário Moreno Rabelo; SILVA, Fernanda Gonçalves. As relações de gênero e o futebol nas aulas de educação física em Catalão-Go. Poiésis Pedagógica, v. 6, n. 1, p. 51-72, jan./dez. 2007/08. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10838/7197>.pt_BR
dc.identifier.issne- 2178-4442-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16269-
dc.description.abstractThe present paper proposes a reflection about gender and soccer relations in Physical Education classes in Catalão-GO. Its aims is to identify and to analyze how the gender relation configures when the content is soccer/footsall in Physical Education classes from 6th and 7th levels of Elementary School at Public Schools in Catalão. As methodology, we used the class observation in three schools which have been defined by accessibility. We chose as sampling four groups, two of 6th level and two of 7th level. We perceived that relations that configure in classes of Physical Education between boys and girls in Catalão-GO contributed to perpetuate separatist relations between men and women. Those relations have been established and worshiped by society as absolute values prioritizing masculine in detriment of feminine.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherDulcéria Tartucipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.titleAs relações de gênero e o futebol nas aulas de educação física em Catalão-Gopt_BR
dc.title.alternativeRelations of gender and soccer in physical education classes in Catalão-Gopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma reflexão acerca das relações de gênero e o futebol nas aulas de Educação Física em Catalão-GO, tendo como objetivo identificar e analisar como se configuram as relações de gênero, quando o conteúdo é o futebol/ futsal, nas aulas de Educação Física do 6º e 7º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Catalão. Como metodologia, utilizamos a observação de aulas em três escolas definidas por acessibilidade e elegemos como amostragem quatro turmas, sendo duas do 6º e duas do 7º ano. Percebemos que as relações que se configuram nas aulas de Educação Física entre meninos e meninas em Catalão-GO contribuem para perpetuar as relações separatistas entre homens e mulheres, estabelecidas e cultuadas pela sociedade como valores absolutos, priorizando o masculino em detrimento do feminino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rpp.v6i1.10838-
dc.publisher.departmentRegional de Catalão (RC)pt_BR
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Heliany Pereira dos Santos - 2008.pdf375,39 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons