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Tipo do documento: Artigo
Título: Aulas de educação física de pré a quarta série nas escolas municipais: avaliação de uma proposta
Autor: Gori, Renata Machado de Assis
Azevedo, Sílvia Helais de
Soares, Karla Ferreira
Resumo: Este artigo é produto da investigação realizada, com fins avaliativos, sobre o processo de implantação e execução da proposta de Educação Física na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (primeira a quarta), ministrada por um professor licenciado em Educação Física, na rede municipal de ensino de Jataí-GO. A intenção foi verificar os motivos que levaram à suspensão das aulas ministradas pelo professor de Educação Física nas referidas séries, retornando ao sistema de unidocência. A presença do profissional qualificado parece ser uma discussão superada no meio acadêmico, dado sua inegável relevância, comprovada cientificamente. No entanto, esta realidade distoante requer uma avaliação contextualizada, desde a implantação da proposta em 2001 até a suspensão das aulas arbitrariamente em 2003. O estudo qualitativodescritivo envolveu 370 sujeitos das escolas municipais e da Secretaria Municipal de Educação. Os instrumentos utilizados foram o formulário e a entrevista semi-estruturada. A relevância deste trabalho de investigaçãoavaliação é a possibilidade de repensar a presença de um profissional específico para ministrar aulas de Educação Física nas escolas públicas, de pré a quarta série, e a partir dos dados coletados buscar alternativas para a viabilização das vivências corporais lúdicas na infância, dentro deste espaço educacional, e para o preparo dos profissionais aos quais esta tarefa for designada, através da educação continuada, independente de seu curso de formação inicial (Pedagogia, Educação Física, etc.). A intenção ao propor este tipo de pesquisa foi de que a administração municipal, bem como a população de Jataí e de outras regiões do país, que passam por experiências semelhantes possam ter um diagnóstico da atual situação em que a Educação Física se encontra, dentro das escolas da rede, e das necessidades e dificuldades que esta disciplina vem enfrentando, desde a implantação da proposta. Não foi alvo deste estudo propor soluções para os problemas detectados, mas suscitar discussões sobre a viabilização de participação em atividades motoras pelas crianças que se encontram em fase de desenvolvimento e estão matriculadas nas escolas.
Abstract: This article is product of the accomplished investigation, with ends of evaluation, about the elaboration process and execution of the proposal of Physical Education in the Infantile Education and in the initial series of the Fundamental Teaching (first to fourth), accomplished for a licensed teacher in Physical Education, in the municipal net of teaching of Jataí-GO. The intention went verify the reasons that took to the suspension of the classes accomplished for the teacher of Physical Education in referred them series, coming back to the an only teacher system. The qualified professional's presence seems to be a discussion overcome in the academic, given middle its undeniable relevance, checked scientifically. However, this reality different requests an evaluation contextualizada, from the elaboration of the proposal in 2001 to the suspension of the classes arbitrarily in 2003. The qualitative-descriptive study involved 370 subject of the municipal schools and of the Municipal Clerkship of Education. The used instruments went the form and to semi-structured interview. The relevance of this investigation-evaluation work is the possibility to rethink the a specific professional's presence for accomplished classes of Physical Education in the public schools, of Infantile Education the fourth serie, and starting from the collected data to look for alternatives for the viabilização of the existences recreational corporal experiences in the childhood, inside of this educational space, and for the prepare of the professionals to the which this task be designated, through the continuous education, independent of its course of initial formation (Pedagogy, Physical Education, etc.). The intention when proposing this research type went that to municipal administration, as well as the population of Jataí and of other areas of the country, that go by similar experiences, they can have a diagnosis of the current situation in that the Physical Education meets, inside of the schools of the net, and of the needs and difficulties that this discipline comes facing, from the elaboration of the proposal. It was not white of this study to propose solutions for the detected problems, but to raise discussions about to make possible the participation in motive activities for the children that meet in development phase and are registered in the schools.
Palavras-chave: Escola
Ensino fundamental
Professor de educação física
School
Teach fundamental
Teacher of physical education
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: GORI, Renata Machado de Assis; AZEVEDO, Sílvia Helais de; SOARES, Karla Ferreira. Aulas de educação física de pré a quarta série nas escolas municipais: avaliação de uma proposta. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 1, jan./jul. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20394/19128>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.175
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.175
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17161
Data de publicação: Jul-2005
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