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dc.creatorCorbiniano, Simone Alexandre Martins-
dc.date.accessioned2019-03-07T15:23:03Z-
dc.date.available2019-03-07T15:23:03Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationCORBINIANO, Simone Alexandre Martins. Formação, currículo e ensino de graduação. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 7, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20392/19198>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17217-
dc.description.abstractThe teaching at the university has increasingly emphasized, in its curriculum the needs of the labor market and of the economic and technologic development. Although, we need to engage in dialogue about the citizen training in general and, in particular, of the educator, valorizing the links that form this training as a wider process, not restricted to the professional training. In situating the training in actuality, it is necessary to remind the human, cultural and historic sense that the university achieves in society. Due to this sense, the graduation teaching must return not only to develop skills that enable people to participate in the economic dimension of the society but, mostly, to the training institute compromised to the search of knowledge, the creation and criticism. These principles are essential to the formation of subjects in its human entirety.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProfessional formationpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.titleFormação, currículo e ensino de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeFormation, curriculum and graduation teachingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO ensino na universidade tem enfatizado cada vez mais em seus currículos as necessidades do mercado de trabalho e do desenvolvimento econômico e tecnológico. Contudo, é preciso empenhar-se no diálogo acerca da formação do cidadão e, em especial, do educador valorizando os nexos que constituem essa formação como processo mais amplo, não restrito à formação profissional. Ao situar a questão da formação na atualidade, cabe lembrar o sentido humano, cultural e histórico que a instituição universitária logra na sociedade. Decorrente desse sentido, o ensino de graduação deve voltar-se não somente ao desenvolvimento de habilidades que possibilitem às pessoas participarem da dimensão econômica da sociedade, mas, sobretudo, à formação comprometida com a busca do saber, a criação e a crítica. Esses princípios são indispensáveis à formação dos sujeitos em sua totalidade humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v2i7.976-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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