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Tipo do documento: Artigo
Título: University placement tests: a proposal to decrease evasion and retention
Autor: Ribeiro, Sandra Aparecida Benite
Yamamoto, Marcio Issamu
Inocêncio, Ana Carolina Gondim
Resumo: Considerando os aspectos de evasão e retenção escolar no ensino superior e como minimizá-la, este artigo foi escrito para mostrar a importância da criação de projetos de nivelamento, nas modalidades presencial e a distância, e dos programas de inclusão da própria instituição e do Ministério da Educação (MEC) na Universidade Federal de Jataí (UFJ), anteriormente Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ). Esses projetos se justificam, baseados em índices de evasão, nas diretrizes do MEC e nos projetos de inclusão da UFG/UFJ. Para a condução desta análise utilizamos como ferramenta o questionário geral online enviado aos coordenadores de curso com a seguinte questão: “Há alguma política/atividade de nivelamento descrita no PPC do curso? Breve relato”. Percebemos que não existem ações de nivelamento institucionalizadas, e que esta deficiência tende a propiciar um maior índice de evasão e retenção nos cursos de graduação da UFG/REJ-UFJ. Neste sentido, apresentamos e explicamos propostas de ações de nivelamento a distância e presenciais que poderão proporcionar ao discente um maior sucesso acadêmico e a permanência em seus cursos até a conclusão.
Abstract: Considering dropout rate aspects in higher education and how to minimize it, this article was written to show the importance of creating leveling projects, as on-campus and distance learning modalities, the institution’s and the Ministry of Education’s (MEC) inclusion programs at the Universidade Federal de Jataí (UFJ), previous University of Goiás, Regional Jataí (UFG/REJ). These placement projects are justified, based on evasion rates, on MEC’s guidelines and on UFG’s inclusion projects. In order to conduct this analysis, we used a general online questionnaire as a tool, sent to course coordinators, with the following question: “Is there any placement policy/activity described in the course PPC? A brief account.” We noticed there are no institutionalized placement programs, and this deficiency tends to lead to a higher evasion and retention rate at UFG/REJ undergraduate courses. In this sense, we presented and explained proposals for distance learning and on-campus placement actions to provide students with greater academic success and permanence in their courses until completion.
Palavras-chave: Universidade Federal de Jataí
Programas de nivelamento
Evasão escolar
Federal University of Jataí
Placement programs
Dropout rates
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida; YAMAMOTO, Marcio Issamu; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim. University placement tests: a proposal to decrease evasion and retention. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/53105/26276>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53105
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53105
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17317
Data de publicação: Set-2018
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