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Tipo do documento: Artigo
Título: Razão aluno/professor e carga horária em ensino de graduação na regional Jataí da UFG – análises preliminares
Título(s) alternativo(s): Student / teacher ratio and teaching load on undergraduate education in regional Jataí of UFG – preliminarly analyses
Autor: Ribeiro, Sandra Aparecida Benite
Inocêncio, Ana Carolina Gondim
Resumo: No presente estudo, com o intuito de avaliar se o quantitativo de docentes é suficiente para a consolidação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí (UFG/REJ), foram analisadas as cargas horárias dos docentes no ensino de graduação, as cargas horárias dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), as divisões de turmas nas aulas práticas e a identificação dos cursos que ministram disciplinas em outros cursos, considerando-se o número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Ressaltamos que somente a carga horária de aulas na graduação foi considerada, de forma que os componentes curriculares ministrados nos cursos de pós-graduação, atividades administrativas e acadêmicas, de pesquisa e de extensão não foram computadas. Pela análise da carga horária dos PPCs, seriam necessários 502 docentes no total, para que houvesse esta consolidação, ou seja, seria necessária a contratação de mais 181 professores. Entretanto, pela avaliação da razão entre alunos e docentes, essa ficaria abaixo da razão preconizada pelo MEC. Neste sentido, sugerimos que inicialmente ocorra a adequação das cargas horárias dos PPCs ao mínimo exigido pelo MEC. Essa ação contribuirá para amenizar os problemas de cargas horárias excessivas de docentes nos cursos de graduação. Permitirá também que a metodologia adotada neste estudo, as análises e as conclusões sejam mais fidedignas. Além disso, consideramos imprescindível que as atividades em ensino na pós-graduação sejam também contabilizadas em estudos futuros.
Abstract: In the present study, to evaluate if the number of professors is enough for undergraduate courses consolidation at the Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ), the ratio between hours professors teach in undergraduate courses, Pedagogical Projects of Courses (PPCs) and the number of openings authorized by the Ministry of Education (MEC) were analyzed. We emphasize that only teaching hours in undergraduate courses were considered, so that disciplines taught in postgraduate courses, administrative activities, research and extension workloads were not computed. By analyzing the hourly workload of PPCs, it would take 502 professors to have them accomplished, therefore, hiring 181 more professors would be necessary. However, evaluating the actual ratio between students and professors, this would be below the ratio recommended by MEC. In this sense, a possible solution would be the adequacy of PPC credits to the minimum required by MEC, an action that would contribute to lessen workload problems in undergraduate courses and for professors. It will also allow the methodology adopted in this study, the analyses and conclusions to be more reliable. In addition, we consider it essential that graduate teaching activities also be accounted for in future studies.
Palavras-chave: Gestão acadêmica
Graduação
Consolidação de cursos
Consolidation of courses
Undergraduate studies
In the present study, to evaluate if the number of professors is enough for undergraduate courses consolidation at the Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ), the ratio between hours professors teach in undergraduate courses, Pedagogical Projects of Courses (PPCs) and the number of openings authorized by the Ministry of Education (MEC) were analyzed. We emphasize that only teaching hours in undergraduate courses were considered, so that disciplines taught in postgraduate courses, administrative activities, research and extension workloads were not computed. By analyzing the hourly workload of PPCs, it would take 502 professors to have them accomplished, therefore, hiring 181 more professors would be necessary. However, evaluating the actual ratio between students and professors, this would be below the ratio recommended by MEC. In this sense, a possible solution would be the adequacy of PPC credits to the minimum required by MEC, an action that would contribute to lessen workload problems in undergraduate courses and for professors. It will also allow the methodology adopted in this study, the analyses and conclusions to be more reliable. In addition, we consider it essential that graduate teaching activities also be accounted for in future studies.Planning
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: RIBEIRO, Sandra Aparecida Benite; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim. Razão aluno/professor e carga horária em ensino de graduação na regional Jataí da UFG – análises preliminares. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/53090/26250>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53090
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53090
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17322
Data de publicação: Set-2018
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