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Tipo do documento: Dissertação
Título: História ambiental: saberes e fazeres no ensino de História
Título(s) alternativo(s): Environmental history: knowledge and doings in History teaching
Autor: Souza, Dienes Januário de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7697023865637609
Primeiro orientador: Costa, Ismar da Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0676012960180125
Primeiro membro da banca: Costa, Ismar da Silva
Segundo membro da banca: Alves, Maria Zenaide
Terceiro membro da banca: Maia, Cláudio Lopes
Resumo: Essa pesquisa consiste em um estudo da relação entre o Meio Ambiente e o Ensino de História, voltado para o tema de História Ambiental, buscando um diálogo interdisciplinar com outras áreas do saber, tais como a Geografia e Biologia. O principal objetivo foi fortalecer o debate sobre as mudanças climáticas e a compreensão humana na exploração do Meio Ambiente, em especial, com os alunos do 2° Ano do Curso Técnico em Agropecuária – integrado ao EnsinoMédio, do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Urutaí. A discussão teórica central foi avaliar como que a História Ambiental pode ser trabalhada dentro de um Curso Técnico em Agropecuária, sabendo que o mesmo é voltado para o Agronegócio. A metodologia adotada foi de análise documental, na qual textos de órgãos do executivo e legislativo no âmbito federal e estadual, documentos institucionais internos do IFGoiano e bibliografias pertinentes a temática ambiental foram analisadas. Para verificar o perfil dos alunos foram aplicados dois questionários, um antes e outros depois da realização de uma oficina. Como resultado verificou-se que após a realização da oficina, o senso crítico ambiental dos alunos foi despertado e o índice de respostas positivas em prol do Meio Ambiente foram superiores, quando comparadas ao primeiro questionário.
Abstract: This research consists of a study of the relationship between the environment and the teaching of history, focused on the theme of environmental history, seeking an interdisciplinary dialogue with other areas of knowledge, such as geography and biology. The main theme for the debate on changes and human grasp in the exploration of the environment, the Institute Federal Goiano (IFGoiano), the Campus Urutaí. The central theoretical discussion was evaluated as an Environmental History can be worked within a Technical Course in Agriculture, knowing that it is focused on Agribusiness. The journal adopted was of analysis documentary, naked texts of body executive and executive in federal and state, document documents internal in IFGoiano and relevant bibliographies an environmental theme were analyzed. To verify the students' profile, two questionnaires were applied, one before and one after a workshop. As a result it was found that after conducting the workshop, the critical sense of the students was awakened and the rate of positive responses in favor of the Environment was higher when compared to the first questionnaire.
Palavras-chave: História ambiental
IF goiano
Meio ambiente
Agropecuária environmental history
IF goiano
Environment
Farming
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Catalão (RC)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (RC)
Citação: SOUZA, D. J. História ambiental: saberes e fazeres no ensino de História. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10077
Data de defesa: 12-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História (RC)

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