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Tipo do documento: Dissertação
Título: As percepções de uma escola da roça: narrativas de crianças
Título(s) alternativo(s): The perceptions of a school of the roça: children's narratives
Autor: Barbosa, Márcia Gizella Nunes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6847252803063620
Primeiro orientador: Erbs, Rita Tatiana Cardoso
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5096823373079853
Primeiro membro da banca: Erbs, Rita Tatiana Cardoso
Segundo membro da banca: Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
Terceiro membro da banca: Faleiro, Wender
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa inscreve-se no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação e toma as narrativas de crianças como fonte da investigação. A escolha por ouvir o que dizem as crianças da zona rural sobre a escola se justifica por serem elas o público majoritário, atendido nesses espaços, para quem, portanto, se destinam prioritariamente as políticas educacionais. O objetivo geral da pesquisa é compreender a realidade da única escola em funcionamento na zona rural na cidade de Campo Alegre, em Goiás-GO, percebida pelas crianças. Partimos do seguinte questionamento: Como a Escola da Roça se apresenta na perspectiva das crianças? Os participantes da pesquisa foram 06 as crianças de 05 a 11 anos, matriculadas na escola pesquisada. Do ponto de vista metodológico, utilizamos como procedimentos de recolha das fontes 6 (seis) Oficinas de Narrativas, elaboradas com base em ações lúdicas e no seguinte protocolo: Luísa, uma boneca de pano, vem da cidade para conhecer a escola da zona rural. O objetivo da boneca na investigação é estimular as crianças a narrar o que vivenciam na escola, portanto servir como mediadora, criando vínculos com as crianças e entre as crianças e a pesquisadora. As análises mostram os sentidos que as crianças atribuem à escola. As percepções da escola encontradas em suas narrativas representam a visão das crianças que frequentam aquele espaço. Os resultados da pesquisa evidenciam três aspectos : a) escola como lugar de construção social, envolvendo valores, significados e experiências; b) escola como espaço cultural na construção de saberes, c) a escola como lugar de transformação pessoal da criança e de contribuições para mudanças que transformam o ambiente e principalmente as pessoas que dela participam Concluímos que a investigação com narrativas de crianças traz contribuições teóricas e metodológicas para a compreensão da criança, enquanto ser reflexivo, participativo e mobilizador, possibilitando novas formas de conceber a criança e de pensar a escola, deixando claro que a escola da roça, contribui para o desenvolvimento social como lugar ao mesmo tempo de passagem e de promessas, um lugar onde a criança se envolve na sua inteireza e em que a sua infância é sentida por elas enquanto momento específico do seu despertar para vida, para si e para o mundo, envolvendo anseios por aprendizagens culturais, vivenciais, por reconhecimentos e a valorização das oportunidades que a escola lhes propicia.
Abstract: This research with a qualitative approach falls within the scope of (auto) biographical research in education and takes children's narratives as the source of the investigation. The choice to listen to what children in the countryside say about school is justified because they are the majority public, served in these spaces, for whom, therefore, education policies are primarily intended. The general objective of the research is to understand the reality of the only school operating in the countryside in the city of Campo Alegre, in Goiás-GO, perceived by the children. We start from the following question: How does Escola da Roça present itself from the children's perspective? The research participants were 06 children from 5 to 11 years old, enrolled in the researched school. From the methodological point of view, we used as sources collection procedures 6 (six) Narrative Workshops, elaborated based on playful actions and in the following protocol: Luísa, a rag doll, comes from the city to visit the school in the countryside. The purpose of the doll in the investigation is to encourage children to narrate what they experience at school, thus serving as a mediator, creating bonds with the children and between the children and the researcher. The analyzes show the meanings that children attribute to the school. The perceptions of the school found in their narratives represent the view of the children who attend that space. The research results show three aspects: a) school as a place of social construction, involving values, meanings and experiences; b) school as a cultural space in the construction of knowledge, c) school as a place for the personal transformation of the child and for contributions to changes that transform the environment and especially the people who participate in it. We conclude that the investigation with children's narratives brings theoretical and methodologies for understanding the child, while being reflective, participative and mobilizing, enabling new ways of conceiving the child and thinking about the school, making it clear that the school in the countryside contributes to social development as a place at the same time of passing and promises, a place where the child is fully involved and where his childhood is felt by them as a specific moment of his awakening to life, for himself and for the world, involving longings for cultural, experiential learning, recognition and valuing the opportunities that the school provides them.
Palavras-chave: Narrativas de crianças
Escola rural
Criança
Pesquisa (auto)biográfica
Children's narratives
Rural school
Child
(Auto)biographical research
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Catalão (RC)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (RC)
Citação: BARBOSA, M. G. N. As percepções de uma escola da roça: narrativas de crianças. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10870
Data de defesa: 27-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (RC)

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