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Tipo do documento: Dissertação
Título: Max Weber nos EUA: a formação de uma comunidade intelectual
Título(s) alternativo(s): Max Weber in the USA: the formation of an intellectual community
Autor: Fallone, Rafael Martins de Marcelo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1363449817725622
Primeiro orientador: Silva, Luiz Sérgio Duarte da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4317054127961589
Primeiro membro da banca: Silva, Luiz Sérgio Duarte da
Segundo membro da banca: Martins, Estevão Chaves de Rezende
Terceiro membro da banca: Santos, Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos
Quarto membro da banca: Valle, Ulisses do
Resumo: Esta dissertação procura mapear as comunidades acadêmicas que se formaram em torno do pensamento weberiano nos Estados Unidos da América. O processo de formação dessas comunidades passaram por questões materiais envolvendo a disponibilidade de traduções e a construção de redes de colaboração, ao mesmo tempo que ocorreram em meio a debates sobre a formação de interpretações e o estabelecimento de autoridades intelectuais. A transposição de um intelectual de um contexto intelectual para outro é também a formulação de um novo espaço acadêmico; no caso americano, Weber foi utilizado como um dos grandes pensadores das ciências humanas. Dentre os autores pesquisados: Frank Knight (1885-1972), Talcott Parsons (1902-1979), C. Wright Mills (1916-1962), Hans Gerth(1908-1978) e Guenther Roth (1931-2019). Buscou-se delinear os elementos intelectuais que compunham o ambiente intelectual americano anterior à chegada dos textos de Weber, como o excepcionalismo, a filosofia pragmática e o mito da terra prometida. Explicitar como esses elementos facilitaram a introdução da epistemologia weberiana dentro do léxico americano, principalmente aqueles que explicavam certo sucesso americano. Descrever como um novo tipo de pensamento sobre Max Weber surgiu no ‘novo mundo’, primordialmente a divisão entre as formas produzidas por Harvard/Chicago e Wisconsin.
Abstract: This dissertation seeks to map the academic communities that formed around Weberian thinking in the United States of America. The formation process of these communities went through material issues involving the availability of translations and the construction of collaboration networks, which took place amid debates about the formation of interpretations and intellectual authorities' establishment. The transposition of an intellectual from one intellectual context to another is also the formulation of new academic space; in the American case, Weber was used as one of the great thinkers of the humanities. Among the authors surveyed: Frank Knight (1885-1972), Talcott Parsons (1902-1979), C. Wright Mills (1916-1962), Hans Gerth (1908-1978), and Guenther Roth (1931-2019). We sought to outline the intellectual elements that made up the American intellectual environment before the arrival of Weber's texts, such as exceptionalism, pragmatic philosophy, and the promised land's myth. Explain how these elements facilitated Weberian epistemology's introduction into the American lexicon, especially those that explained a particular American success. Describe how a new type of thinking about Max Weber emerged in the 'new world,' primarily the division between the forms produced by Harvard / Chicago and Wisconsin.
Palavras-chave: Max Weber
Estados Unidos da América
Comunidades intelectuais
História intelectual
United States of America
Intellectual communities
Intellectual history
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: FALLONE, R. M. M. Max Weber nos EUA: a formação de uma comunidade intelectual. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em de História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11945
Data de defesa: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

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