Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7937
Tipo do documento: Dissertação
Título: À sombra das crônicas de Braz José Coelho: palimpsestos de memórias e histórias de uma cidade
Título(s) alternativo(s): In the shadow of the chronicles of Braz José Coelho: palimpsestos of memories and stories of a city
Autor: Silva, Ismene Fernandes da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0506730044981001
Primeiro orientador: Costa, Ismar da Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0676012960180125
Primeiro membro da banca: Costa, Ismar da Silva
Segundo membro da banca: Fernandes Júnior, Antônio
Terceiro membro da banca: Santos, Regma Maria dos
Quarto membro da banca: Honório Filho, Wolney
Quinto membro da banca: Borges, Valdeci Rezende
Resumo: Nossa proposta é compreender a cidade no palimpsesto de Memórias, histórias e experiências de Catalão, Goiás, através das narrativas de Braz José Coelho, Sombras do Tempo, em que problematizamos a relação entre o lugar e memória em representações históricas. Além dos lugares das memórias, tentamos perceber o que são apontados nas crônicas: identidades construídas, pessoas memoráveis, disputas de poder e memórias privilegiadas em detrimento de outros. Temos como autores teóricos referenciais que exploram conceitos de memória, cidade, lugares de memória, representação e práticas sociais. Entendemos a cultura como uma teia de significados, de acordo com Geertz (1978) e a leitura de mundo como texto a ser descoberto pelos vestígios anteriormente escondidos em um palimpsesto de memórias e histórias a serem raspadas, de acordo com o conceito de Pesavento (2004). Concebemos a cidade como um texto a ser lido e decifrado num ensaio de ensino e aprendizagem em sala de aula com as crônicas do livro de Coelho (2015), uma maneira que reflete além do que é visto e percebido do que as crônicas apontam. Inicialmente, pensamos em pesquisar as experiências de vida de pessoas comuns em seus lugares de Memórias. Durante o curso de mestrado, e em discussões nas orientações, repensamos essa foram de busca e fonte de pesquisa. Percebemos que a narrativa das crônicas é acessível aos professores e compreensível para os alunos, que podem e devem usa-los em aulas de história para entender todo um contexto histórico da cidade de Catalão, os personagens históricos e seus lugares memoráveis. Acreditamos que o contato com essa fonte e documento despertará nos alunos o desejo de conhecer e fazer parte da história, especialmente que eles possam construir o conhecimento pensando e investigando, questionando e produzindo algo diferente do que é dado. A escola é o espaço ideal para este exercício construtivo, tendo o professor como base, que assume um papel importante nesse processo didático, orientando o movimento com as crônicas e o contexto que se aproxima de lugares e pessoas memoráveis.
Abstract: Our proposal is to understand the city in the palimpsest of memories, histories and experiences of Catalão, Goiás, through the narratives of Brás José Coelho, Shadows of Time, in which we problematize the relation between place and memory in historical representations. In addition to the places of memories, we try to perceive what are pointed out in the chronicles: constructed identities, memorable people, disputes of power and privileged memories to the detriment of others. We have as reference theoretical authors that swot concepts of memory, city, places of memory, representation and social practices. We understand culture as a web of meanings, according to Geertz (1978) and the reading of the world as a text to be discovered by the vestiges previously hidden in a palimpsest of memories and histories to be scraped, according to the concept of Pesavento (2004). We conceive the city as a text to be read and deciphered in a teaching and learning essay in the classroom with the chronicles of the book of Coelho (2015), a way that reflects beyond what is seen and perceived than the chronicles point out. Initially we thought about research the life experiences of ordinary people in their places of memories, during the master's degree course and in discussions with the master's advisor; we rethought this form of swot and source of research. Throughout the process, we chose to use the book of Coelho (2015), as a source and object of research. We perceive that the language of the chronicles is accessible to teachers and understandable to students, who can and should use them in history classes to understand an entire historical context of the city of Catalão, the historical characters and their memorable places. We believe that contact with this source and document would awaken in students the desire to know and be part of history, especially that they can construct knowledge by thinking, investigating, questioning and producing something different from what is given. The school is the ideal space for this constructive exercise, having the teacher as a base, who assumes an important role in this didactic process, guiding the swot with the chronicles and the context that approach from memorable places and people.
Palavras-chave: Cidade
Palimpsesto de memórias e histórias
Identidade e cultura
Ensino de história
City
Palimpsest of memories and stories
Identity and culture
Teaching history
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Catalão (RC)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (RC)
Citação: SILVA, Ismene Fernandes da. À sombra das crônicas de Braz José Coelho: palimpsestos de memórias e histórias de uma cidade. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7937
Data de defesa: 6-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em História (RC)

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