Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9615
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação e atuação de professores de alunos com deficiência
Título(s) alternativo(s): Training and performance of teachers of students with disabilities
Autor: Evangelista, Rosimária Rosa do Nascimento
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3204938112254408
Primeiro orientador: Tartuci, Dulcéria
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9300315252743903
Primeiro membro da banca: Tartuci, Dulcéria
Segundo membro da banca: Flores, Maria Marta Lopes
Terceiro membro da banca: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
Resumo: A partir dos anos 2000, a educação especial se tornou um dos temas mais discutidos nas pesquisas educacionais. Isso despertou minha curiosidade em saber como acontece a formação e atuação de professores que atuam com alunos com deficiência. Quais relações se estabelecem entre formação de professores e atuação docente; e quais as repercussões dessa formação nas vivências em sala de aula e da sala de recursos multifuncionais? Para responder a essas questões, foram pesquisadas três escolas estaduais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental e que possuem sala de Atendimento Educacional Especializado, localizadas em um município da região Sudeste do estado de Goiás. Utilizando-se do recurso de entrevistas, foram coletados dados de professores dessas instituições, tanto os de referência de classes comuns, como os que atuam propriamente na educação especial. A partir dos dados levantados, foram observados aspectos como formação inicial pouco contributiva para a atuação, e insuficientes oportunidades de formação continuada e em serviço. Os resultados da pesquisa foram organizados em sete seções, e estas em subseções, e indicaram a necessidade de mudar os rumos dos cursos de formação inicial dos professores, preparando-os para atuar com a inclusão a partir de estudos teóricos e práticos. No mais, o estudo apontou a relevância de ser ampliada a oferta de formação continuada para os professores em serviço, principalmente para os regentes de referência de classes comuns, que, em sua maioria, pouco tiveram oportunidade de participar de formação continuada nos últimos três anos, haja vista que nenhuma formação foi destinada a eles. Além disso, o estudo mostra que, nas três escolas pesquisadas, os professores pouco compreendem o que realmente é sua função e a forma como devem atuar com os alunos com deficiência. Isso acarreta na falta de cadência e de articulação do trabalho, posto que as diretrizes traçadas para efetivar o trabalho desses professores não oportunizam um trabalho colaborativo, articulado. Tendo em vista essa realidade, chegou-se à compreensão de que, para que haja uma mudança desse cenário educacional, é preciso colocar em ação as políticas públicas já existentes, bem como investir na formação dos professores. Deve-se, pois, focar em iniciativas que propiciem a construção de uma escola realmente inclusiva, com atuação de professores conhecedores da teoria e da prática e que as articulem no trabalho.
Abstract: Since 2000s special education has become one of the most discussed topics in educational research area. This fact aroused my curiosity to know how the formation and performance of teachers that work with disability students happens. What relationships are established between teacher training and teaching performance? And what are the repercussions of this training experiences in classroom and the multifunctional resource room? To answer these questions, three public schools were surveyed that offer the initial years of elementary education and it has Specialized Educational Services, located in a municipality Southeast region of the state of Goiás. Using interviews, the data were collected from teachers of these institutions both those of reference of common classes and those who properly act in special education. Based on the data collected, aspects such as initial training that were not contributory to the performance and insufficient opportunities for continuing and in-service training were observed. This research results were organized in seven sections and these in subsections and indicated the need to change the course of initial teacher training courses, preparing them to act with inclusion according to theoretical and practical studies. The study also evidenced the importance of expanding the offer of continuing training in-service teachers, especially for common class reference leaders who in the most part have little opportunity to participate in continuing education in the last three years, since no training was intended to them. Furthermore, the study shows that in the three public schools surveyed, teachers poorly understand what their role really is and how they should work with students with disability. This leads to lack of cadence and articulation of the work, since the guidelines drawn up to carry out the work of these teachers do not provide a collaborative and articulated work. In view of this reality, it was understood that in order to change the educational scenario, it is necessary to put into action the existing public policies as well as to invest in the teachers training. So It is necessary to focus on initiatives that promote the construction of a truly inclusive school with the participation of teachers who are knowledgeable about theory and practice and who articulate them at work.
Palavras-chave: Formação de professores
Práticas pedagógicas
Deficiência
Ensino colaborativo
Educação especial
Teacher training
Pedagogical practices
Disability
Collaborative teaching
Special education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Catalão (RC)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (RC)
Citação: EVANGELISTA, Rosimária Rosa do Nascimento. Formação e atuação de professores de alunos com deficiência. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9615
Data de defesa: 10-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (RC)

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