Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10800
Tipo do documento: TCC
Título: Recursos educacionais abertos como fontes de informação de apoio à educação a distância no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás
Autor: Silva, Daniela do Nascimento
Primeiro orientador: Oliveira, Lais Pereira de
Primeiro membro da banca: Santos, Andréa Pereira dos
Resumo: Analisa as potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA) como fontes de informação de apoio a Educação a Distância no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (CIAR/UFG). Aborda os Recursos Educacionais Abertos no contexto da Educação a Distância, enquanto materiais de ensino/aprendizagem que integram cursos completos, módulos, livros didáticos, vídeos, softwares licenciados abertamente, entre outros. A pesquisa descritiva com enfoque qualitativo detém-se ao estudo de caso no CIAR/UFG, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. Investiga como o CIAR produz e disponibiliza recursos didáticos para os cursos à distância na expectativa de promover uma educação mais acessível nos moldes da Educação Aberta. Conclui-se que os recursos educacionais disponibilizados pelo CIAR funcionam como fontes de informação de apoio aos cursos à distância, com potencial para atribuição de licenças que respeitem as “quatro liberdades” que definem e efetivamente tornam uma obra um Recurso Educacional Aberto.
Abstract: Analyzes the potential of Open Educational Resources (OER) as a source of information to support Distance Education in Integrated Learning Center in Network, Federal University of Goiás (CIAR / UFG). Broach the Open Educational Resources in the context of distance education, how materials teaching / learning that integrate full courses, modules, textbooks, videos, software, openly licensed, among others. A descriptive qualitative research approach holds up the case study in CIAR / UFG, with the instruments of data collection observation and semi-structured interview. Investigates how the CIAR produces and provides educational resources for distance learning courses in anticipation of promoting a more affordable Education in model of Open Education. We conclude that educational resources provided by CIAR act as sources of information to support distance learning courses, with potential for licenses which meet the “four freedoms” that define and effectively makes a oeuvre an Open Educational Resource.
Palavras-chave: Fontes de informação
Recurso educacional aberto
Educação à distância
Centro Integrado de Aprendizagem em Rede
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Daniela do Nascimento. Recursos educacionais abertos como fontes de informação de apoio à educação a distância no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10800
Data de publicação: 2-Dez-2014
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Biblioteconomia - Daniela do Nascimento Silva1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.