Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10995
Tipo do documento: TCC
Título: Receita pública e transferências intergovernamentais: um estudo sobre relação de dependência e volume de transferências ao município de Goiânia no período de 2009 a 2013
Autor: Oliveira, Jéssica Cristina Nascimento
Primeiro orientador: Oliveira, Johnny Jorge de
Resumo: As receitas públicas assumem fundamental importância na gestão pública, em decorrência da sua distribuição e destinação entre as esferas governamentais. Dentre estas receitas destacam-se as provenientes de transferências intergovernamentais, as quais representam parte significativa da receita de muitos municípios, mas que ao mesmo tempo, algumas literaturas denunciam quanto à dependência e comodismo de alguns entes públicos em relação a estes recursos. Diante da representatividade de tais receitas e das discussões em volta deste assunto, o estudo teve como objetivo verificar a relação de dependência e volume das transferências intergovernamentais no esforço de arrecadação de tributos do município de Goiânia nos últimos cinco anos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa-quantitativa, que utiliza procedimentos técnicos de uma pesquisa bibliográfica e documental para a busca de conhecimento sobre o tema e coleta de dados para análise. Realizou-se uma análise descritiva para verificar composição e evolução das receitas correntes no período de 2009 a 2013, além disso, verificou-se a eficiência da gestão no que se refere ao total de receitas previstas e o total efetivamente arrecadado neste período. Em seguida, avaliou-se a influência das transferências intergovernamentais no esforço de arrecadação de tributos do município por meio de análise estatística de correlação. Os resultados demonstraram a existência de correlação negativa entre as transferências correntes recebidas e o esforço de arrecadação de tributos do município, sendo o volume de transferências recebidas a variável de maior força de associação.
Palavras-chave: Esforço
Receita
Transferências intergovernamentais
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Jéssica Cristina. Receita pública e transferências intergovernamentais: um estudo sobre relação de dependência e volume de transferências ao município de Goiânia no período de 2009 a 2013. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10995
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Jéssica Cristina Nascimento Oliveira.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.