Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11139
Tipo do documento: Artigo
Título: A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em Educação Física na modalidade a distância
Título(s) alternativo(s): The dinamics, the main problems and the qualities in the development of a Physical Education career in the distance modality
Autor: Cruvinel, Fernanda
Silva, Ana Márcia
Silva, Margarete Zambeli da
Almeida, Guenther Carlos Feitosa de
Lazzarotti Filho, Ari
Resumo: A pesquisa buscou compreender como um Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância vem sendo desenvolvido. A metodologia foi o estudo de caso através da análise do PPC e de 16 entrevistas semiestruturadas. O curso em questão apresentou uma estrutura em fase de consolidação com experiências didático-pedagógicas em nível inicial e em fase de experimentação. Destacam-se como problemas a falta de estrutura dos Polos, o não domínio das tecnologias e informação e comunicação - TIC e a intensificação do trabalho docente. Como principais qualidades extrai-se a autonomia, o letramento digital, a flexibilidade de horário, a democratização do acesso ao ensino superior e a melhoria da comunicação.
Abstract: Research seeked to comprehend how a Physical Education career in the distance modality has been developed. The methodology was the study of case throughout the analisis of the Pedagogical Curriculum Project and from 16 interviews. The career in question showed a structure in consolidation level, with ditatical-pedagogical experiences in inicial level and in experimentation phasis. It highlights as problems the Poles' lack of structure, the non-domain of Information and Comunication Tecnology, the intensification of docent labour and as the main qualities the autonomy, the digital literacy, the flexibility of schedule, the democratization of access to higher education and the improvements in comunicaton.
Esta investigación busca entender cómo se está desarrollando una Licenciatura en Educación Física en la distancia. La metodología utilizada fue el estudio de caso a través del análisis de PPC y 16 entrevistas semi-estructuradas. El curso en cuestión presenta una estructura que se está consolidando con experiencias didácticas y pedagógicas en el nivel inicial y de juicio. Se destacan como problemas la falta de estructura del Polo, los no las tecnologías y la información y la comunicación - TIC y la intensificación de la labor docente. Las principales cualidades de autonomía extraído, alfabetización digital, la flexibilidad de las horas, la democratización del acceso a la educación superior y una mejor comunicación.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação a distância
Educação Física
Teachers formation
Distance learning
Physical Education
Formación del profesorado
La educación a distancia
Educación Física
País: brasil
Instituição: Tadeu João Ribeiro Baptista
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança
Citação: CRUVINEL, Fernanda; SILVA, Ana Márcia; SILVA, Margarete Zambeli da; ALMEIDA, Guenther Carlos Feitosa de; LAZZAROTTI FILHO, Ari. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em Eucação Física na modalidade a distância. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, jul./set. 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/34504/19042>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11139
Data de publicação: 1-Set-2015
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Márcia Silva - 2015.pdfArtigo - Ana Márcia Silva - 2015.245,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.