Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11208
Tipo do documento: TCC
Título: A percepção de conhecimento dos estudantes de ciências contábeis sobre as normas internacionais de contabilidade: um estudo em instituições de ensino superior de Goiânia
Título(s) alternativo(s): The perception of accountant students knowledge on accounting international standards: a study in higher education institutions from Goiânia
Autor: Ferreira, Allan Palmer Coelho
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Pereira, Ednei Morais
Lara, Renielly Nascimento
Santana, Claudio Moreira
Resumo: As constantes mutações no ambiente das organizações surgem em resposta ao contínuo processo de globalização, que notavelmente impulsionaram as economias regionais ao caminho da internacionalização. O desenvolvimento econômico observado em diversos países no mundo tem colocado a contabilidade em patamares cada vez mais elevados em relação aos papéis que desempenha na sociedade, e com as iniciativas de órgãos internacionais como o International Accounting Standards Board (IASB), com a publicação das International’s Financial Reporting Standards (IFRS), é possível demonstrar o quanto a contabilidade é um importante instrumento para tomada de decisão a nível internacional. Diante de tamanhas transformações, espera-se que o profissional contábil não só esteja apto a exercer seu papel de gestor da informação como também seja capaz de manter seu constante aprendizado, pois as normas que são hoje publicadas logo são revisadas e alteradas, acompanhando a dinâmica exigida pelas mudanças econômicas. O objetivo desta pesquisa é verificar a percepção de conhecimento dos estudantes graduandos de ciências contábeis de Instituições de Ensino Superior (IES) de Goiânia sobre as normas internacionais de contabilidade. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários a 328 estudantes do 5º ao 8º período, de cinco das quatorze IES da capital que oferecem o curso de Ciências Contábeis em modalidade presencial. Através da técnica estatística de agrupamento hierárquico foi possível identificar que os estudantes caracterizaram o conhecimento que possuem como “regular” na maioria dos assuntos abordados. A partir dos resultados levantados conclui-se que os estudantes entrevistados apresentam um “bom” conhecimento para os assuntos Estrutura Conceitual Básica, Apresentação das Demonstrações Contábeis e Ativo Imobilizado, e que o conteúdo com menor conhecimento declarado é Ativo Biológico.
Abstract: Sem Resumo.
Palavras-chave: Conhecimento em contabilidade
Normas internacionais de contabilidade
Convergência internacional
Instituições de ensino superior.
Accounting knowledge
International standards
International Convergence
Higher education institution
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis
Citação: FERREIRA, Allan Palmer Coelho. A percepção de conhecimento dos estudantes de ciências contábeis sobre as normas internacionais de contabilidade: um estudo em instituições de ensino superior de Goiânia. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11208
Data de publicação: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Allan Palmer Coelho Ferreira.pdfTCCG - Administração Allan Palmer Coelho Ferreira1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.