Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12034
Tipo do documento: TCC
Título: Educação Física para o cerrado: contribuições do projeto de extensão na formação inicial de professores
Autor: Andrade, Janderson Honorato
Primeiro orientador: Antunes, Caio Sgarbi
Primeiro membro da banca: Garcia, Lênin Tomazett
Antunes, Caio Sgarbi
Resumo: O presente estudo dedica-se a identificar as Contribuições do Projeto de Extensão na Formação Inicial de Professores tendo como ponto de referência o projeto de Extensão Universitária realizado em comunidades e escolas do campo. Projeto este interdisciplinar e vinculado às Faculdades de Educação Física e Dança (FEFD) e Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás. Buscou-se compreender as contribuições, via informações e referenciais sobre Extensão Universitária no Brasil, Formação Inicial de Professores e Educação do campo, além de estabelecer diálogos com ex e atuais participantes do projeto via questionário online. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, as análises dos dados se deram de forma descritiva exploratória possibilitando a formulação de categorias de análise sobre a identificação do projeto; perfil dos sujeitos participantes; aproximação com a temática; contribuições propriamente ditas; e limites e possibilidades, que correlacionando os resultados obtidos e as referências expressam sobre as temáticas, buscou-se estruturar sínteses críticas acercadas contribuições da Extensão Universitária na Formação Inicial de Educação Física estabelecendo possíveis contribuições para a Educação do campo. Em sínteses, os resultados desse estudo apontam contribuições significativas indicando que a maioria dos participantes da pesquisa teve o primeiro contato com a educação do campo por meio do projeto, sendo quase que exclusivamente o único sobre a temática na graduação e apontando as contribuições acadêmicas didático-pedagógicas presentes no projeto de extensão como essenciais na Formação Inicial de professores. O estudo também revela que ainda há muito a se avançar e propor para a formação de professores de Educação Física correlacionando a educação do campo.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação do campo
Extensão universitária
Educação Física escolar
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: ANDRADE, Janderson Honorato. Educação Física para o cerrado: contribuições do projeto de extensão na formação inicial de professores. 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12034
Data de publicação: Fev-2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Janderson Honorato Andrade - 2017.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons